Empresa de transporte público recebeu 186 cópias de inscrições dos candidatos. Para ter acesso ao benefício, cada candidato precisava entregar uma cópia na ida e outra na vinda ao motorista. Apenas 93 inscritos no Enem conseguiram usar gratuidade no 1º dia de provas no Acre
Iryá Rodrigues/g1
Após problemas na hora de utilizar a gratuidade oferecida pelo governo, apenas 93 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) conseguiram usar o benefício no primeiro dia de provas, no último domingo (5), em Rio Branco. O balanço é da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans).
Ainda conforme os dados, 11.507 pessoas utilizaram o transporte público na capital nesse domingo. Ao todo, a empresa de transporte público recebeu 186 cópias de inscrições dos candidatos.
Os candidatos relataram demora no horário dos ônibus e outros afirmaram que souberam da gratuidade em cima da hora e não conseguiram tirar cópia da inscrição.
ENEM 2023:
✅ Canal do g1: Enem 2023
Para usufruir do benefício, os participantes tiveram que entregar cópias do comprovante de inscrição aos motoristas dos ônibus para prestação de contas à SEE. Para cada viagem, o inscrito precisou entregar uma cópia, ou seja, uma na ida e outra na volta, totalizando duas cópias no primeiro dia de provas.
Este ano, a RBTrans não reforçou a frota de ônibus. Ao todo, 52 ônibus circularam na capital acreana para o transporte dos candidatos. Só em Rio Branco, foram 15.313 inscritos, do total de 24.278 inscritos no Acre.
No ano passado, quando o Enem tinha mais de 22,1 mil inscritos no estado, a RBTrans chegou a colocar 101 ônibus circulando na capital acreana para o transporte dos candidatos, um reforço de 32 carros, já que na época a frota aos domingos era de 69 veículos.
“Acreditamos que no dia 12 possa aumentar a utilização, devido que todos tomarão conhecimento da dinâmica, que para ter o direito de gratuidade, deve entregar ao motorista uma cópia da inscrição para ir e outra ao retornar da prova”, disse o diretor de Transportes da RBtrans, Clendes Vilas Boas.
Candidatos relataram problemas ao tentar utilizar gratuidade no último domingo (5)
Reprodução
O diretor destacou que esta semana haverá campanhas de orientações e instrução aos candidatos que vão fazer a prova no segundo dia. “Vamos continuar divulgando para quem quiser essa oportunidade. Não terá muita mudança”, resumiu.
No domingo (5), os candidatos fizeram provas de linguagens e ciências humanas, que englobam disciplinas como português, história, geografia, educação física e sociologia, além de línguas estrangeiras. No próximo dia de provas (12 de novembro), os participantes responderão questões de matemática e ciências da natureza, que englobam química, física e biologia.
O que levar no dia da prova
RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
Álcool em gel;
Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
Cartão de confirmação de inscrição;
Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.
Dica: Como são cinco horas e meia de exame, é recomendado que o candidato vá com uma roupa confortável e calçados que não o apertem.
Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
e-Título,
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
RG Digital.
Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
O que não pode no dia da prova
Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.
Reveja os telejornais do Acre
Fonte: G1 Read More