Estudantes também produzem sabão e cheirinho de ambiente durante as aulas, uma forma de aprender Química e Matemática na prática, e que tem envolvido e inspirado os alunos. Professor de química coloca teoria em prática e atrai alunos no ES
Um dos maiores desafios em educar as novas gerações é conseguir atrair e manter a atenção dos alunos. Para combater a evasão escolar e gerar o interesse de estudantes nas aulas de Química, o professor haitiano naturalizado brasileiro Merisnet Ferde, conhecido como Fred, decidiu sair da sala de aula e tem encantando alunos com aulas práticas da disciplina na Escola Estadual Ana Lopes Balestrero, em Flexal 1, Cariacica, na Grande Vitória.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
No laboratório de Química, estudantes produzem amaciante, sabão, cheirinho de ambiente e até perfume, uma forma de aprender Química e Matemática na prática, e que tem envolvido e inspirado os alunos.
Alunos de escola pública do ES aprendem química com professor haitiano.
Reprodução/TV Gazeta
“A gente aprende todo dia uma coisa nova aqui. Na sala de aula, a gente fica muito preso ao quadro, a teoria. Já na prática a gente consegue ver o que aprendeu e ver como funciona, como não funciona e tudo mais”, disse a aluna Victória Maia.
O aluno Eduardo de Souza pensa em fazer faculdade de Direito e, mesmo não sendo muito “chegado” à área de ciências exatas, disse que tem curtido bastante as aulas de Química.
Estudantes em aula prática de química em escola pública do ES
Reprodução/TV Gazeta
“A gente chega no ensino médio com uma ideia que Química é só Matemática e coisas chatas. Na escola, tive a oportunidade de ver que Química é legal e outras coisas que envolvem Química também são muito legais”, disse Eduardo.
O professor explicou que se reinventar é fundamental para atrair e manter a atenção dos alunos.
“Como a taxa de evasão escolar é muito alta, a gente todo dia está tentando reinventar as nossas aulas para que os alunos gostem mais da escola. Só quadro e slide, quadro e slide, os alunos ficam um pouco na monotonia. Hoje, com a evolução da ciência, com essa nova geração, a gente não pode só pensar nas aulas que a gente aprendeu anos atrás”, disse o professor.
Futura química
Amanda Ferreira quer ser Química
Reprodução/TV Gazeta
Amanda Ferreira disse que, depois de ter participado das aulas de Química, agora quer seguir na profissão.
“Inicialmente, eu queria fazer Letras, e depois Pedagogia. Vim pra aula de Química e agora quero ser química. Na primeira aula que o meu professor desceu com a gente para o laboratório e mostrou os materiais já me apaixonei pela Química. Sinto um sentimento de realização”, disse Amanda.
Os alunos levam para casa todos os produtos feitos nas aulas. O material produzido pode ser usado com segurança porque o professor Fred é o químico responsável pelas misturas.
Mudando a realidade da comunidade
Alunos participam de aulas práticas de química no ES
Reprodução/TV Gazeta
Paulo Sérgio Simões, diretor da escola, disse que projetos como o do professor Merisnet Ferde têm potencial para mudar a realidade da comunidade através da educação.
“Nós estamos aqui em uma área de grande vulnerabilidade social. Quem olha de fora para a comunidade de Flexal pensa que só tem a violência ou algo do gênero. Mas não! Temos aqui uma instituição de ensino que está completamente focada no aprender, ensinar, produzir conhecimento e isso muda não só a vida dos alunos, mas a realidade no entorno. É essa a nossa ideia, que o futuro da região seja ainda melhor”, disse o diretor da unidade.
Para o professor Fred, ajudar na evolução do aprendizado e na vida dos alunos tem sido gratificante.
Aluna segura perfume produzido em sala de aula durante aula prática de química.
Reprodução/TV Gazeta
“Estou muito feliz. Às vezes, chego em casa e durmo tão tranquilo por ver que a gente está conseguindo impactar a vida dos meninos. Um aluno, depois de uma aula sua, falar: ‘professor, eu quero ser químico’ é gratificante. Você conseguir inspirar a vida de um estudante não tem preço”, disse o professor.
Projeto já rende bons frutos
Projeto luicrando com a química de escola estadual de Cariacica.
Reprodução/TV Gazeta
O projeto dos estudantes da Escola Estadual Ana Lopes Balestrero, de Flexal 1, já rendeu bons frutos e gerou renda para os alunos.
Durante a feira de empreendedorismo na unidade, os estudantes apresentaram o projeto do perfume.
As fragrâncias chamaram a atenção de um casal, que encomendou vários frascos do produto para dar lembrança aos convidados do casamento.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Fonte: G1 Read More