Milton César Marcossem (PSD), vereador de Mendonça (SP), tentou homenagear um deputado ao formar uma palavra com cada letra do nome ‘Carlão’: ‘C, competente. A, de tem um caráter. R, de patriota’, disse. Nas redes sociais, ele virou motivo de piada por supostamente errar as iniciais de cada termo. Mas, na verdade, pode ter apenas feito um acróstico mesóstico. Vereador de Mendonça (SP) erra letras ao tentar soletrar homenagem para deputado
“Carlão tem 6 letras.” É assim que começa um vídeo [veja acima] que está bombando nas redes sociais desde quarta-feira (23), por causa de supostos erros de português do vereador Milton César Marcossem (PSD), de Mendonça (SP). Ao homenagear um deputado, o político disse o seguinte:
“O que [o Carlão] é? C, competente. R, caráter. Falei errado, desculpe. C, de competente. A, de tem um caráter. R, de patriota. L, de palmeirense. A, de amigo, e letra O, de honesto”.
Acredite: pode ser que Marcossem não tenha desrespeitado as normas da língua portuguesa. Ele provavelmente tentou fazer um “acróstico mesóstico” (veja a imagem abaixo e leia a explicação a seguir).
Entenda o que é acróstico mesóstico
Arte/g1
✏️O que é acróstico? “É uma forma de compor um texto, normalmente um poema, no qual se faz uma combinação de letras na vertical para formar uma palavra. O mais comum é usar as letras iniciais”, afirma Daniela Toffoli, professora do Curso Anglo (SP).
Você pode nunca ter ouvido falar nesse termo, mas certamente já fez uma brincadeira assim quando era criança, com o nome da sua melhor amiga:
Maravilhosa
Amada
Risonha
Inteligente
✏️Precisa ser sempre com as letras iniciais? Aí é que está. Não. “Existem outros tipos de acrósticos: pode ser com as letras que estão no meio de cada palavra. Nesse caso, é um acróstico mesóstico”, diz Toffoli.
Se o vereador realmente tentou aplicar essa forma de composição, não errou. Depois de toda a repercussão, ele até gravou um vídeo no Facebook e disse: “Vocês nunca brincaram de palavra cruzada?”.
Mas não faz sentido ler um acróstico mesóstico em voz alta, explica a professora. “Essa versificação é muito comum visualmente, por formar a palavra na vertical. Por isso, acabou não dando muito certo.”
✏️Quando os acrósticos são usados? “Justamente por ser uma expressão de escrita criativa, é comum que encontremos em gêneros como poema ou propagandas”, explica Marina Rocha, professora de redação do Colégio e Curso AZ.
E uma curiosidade. O hino nacional dos Países Baixos também é um acróstico: as primeiras letras de cada estrofe formam o nome “Willem van Nassov” (um soldado holandês).
Por que devemos usar o plural ao falar de povos indígenas?
Fonte: G1