Conheça como o maior projeto de investimento social privado do país coleta e analisa dados para impulsionar a qualidade das aulas e o desempenho dos alunos. Fundação Bradesco
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Como um professor pode atestar que o conhecimento passado em sala de aula foi absorvido de forma efetiva pelos alunos?
Foi com esse questionamento que a Fundação Bradesco (FB) marcou presença no Museu de Arte do Rio (MAR), durante o Festival LED, no dia 16 de junho.
Na oficina “O impacto dos dados e do conhecimento pedagógico na aprendizagem: diagnósticos para melhoria de aulas”, a Instituição compartilhou com os participantes sobre como é realizada a análise de dados para aprimorar as aulas e avaliar os alunos.
Conversamos com o educador Cláudio Pinheiro e o pesquisador Leandro Marino para entender como professores, estatísticos e demais interessados em educação podem fazer melhorias pedagógicas significativas guiadas por dados. Confira!
Dados como aliados poderosos do ensino
Pensando na potencialização do ensino e na fixação efetiva dos conteúdos expostos em sala de aula, os palestrantes demonstraram a perspectiva pedagógica utilizada na Fundação Bradesco.
Leandro Marino, Gerente do Departamento de Tecnologia Educacional, conta que a Fundação Bradesco já possui processos avaliativos em larga escala há mais de 15 anos. Tais avaliações já utilizam a Escala SAEB, que permite um olhar detalhado de como os alunos estão progredindo ao longo do tempo. Marino também comenta que ao olhar para trás, no processo de avaliação educacional brasileiro, é possível observar que o maior desafio foi a conversão dos resultados estatísticos em algo que pudesse ser utilizado na prática por todos os professores brasileiros.
Levando em consideração diferentes aspectos de desempenho dos estudantes, como resultados de avaliações, progresso individual e feedback qualitativo, Cláudio, Gerente do Departamento de Ensino Fundamental II, conta os principais pontos para a composição da análise.
“Há uma máxima em educação que afirma: ‘avalia-se o que é ensinado’. Dessa forma, elencamos as habilidades essenciais de cada série para compor a matriz de referência de avaliação, ou seja, entendemos que a avaliação deve estar alinhada às habilidades desenvolvidas e às estratégias empregadas em sala de aula.”
Transformando análises em oportunidades valiosas de ensino
Numa busca constante por melhorias na exposição dos componentes curriculares disciplinas e entendimento dos alunos, a Fundação Bradesco analisa os dados coletados e busca retirar insights para aprimorar o ensino em sala de aula.
A análise possui vistas ao detalhamento, à complexidade de itens nas áreas de conhecimento e à melhoria contínua da aprendizagem. Essa interpretação dos dados contribui positivamente para a rotina do professor, principalmente no preparo das aulas, ajudando-o a construir sua abordagem de ensino de maneira aprofundada e estratégica.
Cláudio reforça que o ponto principal não é sobre o método em si, mas sobre a forma como a comunicação é estabelecida com os professores: “A grande diferença do que estamos propondo está relacionada com a capacidade de interpretar e entregar um resultado que faça sentido para o professor. Por isso, é fundamental que a área de dados esteja próxima da área pedagógica.”
A Fundação Bradesco conta com 40 escolas instaladas em áreas de acentuada vulnerabilidade social, espalhadas por todo o Brasil, incluindo o Distrito Federal. Em razão disso, essa metodologia também considera os resultados de cada região, tornando possível a elaboração de estratégias de acordo com os dados da unidade escolar. Afinal, em um mundo orientado por dados, entender como transformar informações em uma ferramenta para impulsionar o desenvolvimento dos estudantes é muito importante.
E é pensando na aplicação direta em sala de aula que Leandro Marino deixa uma dica valiosa aos educadores: “É preciso identificar o quanto antes as lacunas de aprendizagem que os estudantes possuem para então adaptar os planos de aula em face às necessidades particulares. Um processo avaliativo bem estruturado tem o potencial de auxiliar na rápida identificação dessas características.”
Só a educação transforma
Esse é o lema da Fundação Bradesco. Desde 1956, a Fundação acredita que a inclusão social começa por meio da igualdade, do compromisso e da excelência em suas práticas pedagógico-educacionais.
Anualmente a Instituição alcança mais de 40 mil alunos presenciais na educação básica e mais de 2 milhões no ensino a distância. Além disso, em seus últimos dez anos, investiu cerca de R$ 9 bilhões no custeio de suas atividades.
É combinando estratégias didáticas e metodológicas que a Fundação Bradesco visa formar pessoas conscientes de seu papel na sociedade, buscando estimular e fortalecer competências que oportunizam um futuro mais amplo e justo.
Para saber mais, acesse fundacao.bradesco e acompanhe as redes sociais.
Fonte: G1 Read More