Só a educação transforma. Esse é o lema da Fundação Bradesco, que desde 1956 investe no desenvolvimento de crianças e adolescentes por todo Brasil. Fundação Bradesco
Divulgação
Educação básica incompleta. Essa foi a realidade de cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes em 2022. O dado aponta a evasão escolar no Brasil, segundo o Ipec junto à UNICEF, entre jovens de 11 a 19 anos. Leitura, cálculos e compreensão das histórias do mundo são postos em xeque principalmente por meninos e meninas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Na classe AB apenas 4% da amostra deixou os estudos, enquanto o percentual da classe DE é quatro vezes maior, chegando a 17%.
Essa realidade desigual, no entanto, não é nova. Com o objetivo de promover a inclusão e o desenvolvimento social, nasceu a Fundação Bradesco (FB), que desde 1956 oferece ensino gratuito e de qualidade a comunidades carentes no Brasil. Pioneira, a instituição abriu e continua abrindo caminhos no cenário educacional brasileiro para diversos contextos sociais. Conheça seu impacto levando vidas à transformação por meio da educação.
Formando um alicerce sólido para a nação
A Fundação Bradesco é o maior projeto de investimento social privado sem fins lucrativos, com foco prioritário em crianças, adolescentes, jovens e adultos vivendo em regiões de baixa renda. Criada por Amador Aguiar, a missão da FB é fornecer um ensino de excelência e ser um meio de acesso e transformação social às comunidades atendidas.
A primeira escola, Grupo Escolar Embaixador Assis Chateaubriand, foi inaugurada em 1962 na Cidade de Deus, em Osasco-SP. Indo do 1º ao 4º ano do curso primário, ali os alunos recebiam além do ensino, alimentação saudável, uniformes e assistência médica e odontológica. Tudo gratuitamente.
De lá pra cá, mantendo todo apoio aos estudantes, a Fundação passou a oferecer ensino a jovens e adultos, cursos profissionalizantes e ensino a distância – com destaque ao seu início, em 2001. E claro, educação básica completa: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Com uma rede de 40 escolas próprias, espalhadas por todo território nacional e Distrito Federal, todo ano a instituição realiza um processo seletivo. Os critérios para ingresso, quando há vagas disponíveis, são idade, perfil socioeconômico e proximidade da escola.
Acreditar no futuro é fazer acontecer no presente
Entre 2011 e 2021 a Fundação Bradesco investiu R$ 9 bilhões em educação, e em 2022 cerca de R$ 1 bilhão, levando a sério esse direito de todos. Esses recursos são destinados exclusivamente para manutenção de suas escolas em todo Brasil. Afinal, como a própria instituição afirma em suas redes sociais, “números não valem nada se não estiverem a serviço das pessoas”.
Dessa forma, 40 milhões de alunos presenciais e mais de 2 milhões a distância são beneficiados todos os anos. Quanto à metodologia de ensino, a FB combina estratégias didáticas que buscam formar cidadãos e profissionais pensantes na sociedade, num conjunto equilibrado de competências cognitivas e socioemocionais.
Natália Murizine estudou na FB da 5ª série até o fim de sua educação básica. Concluindo seus estudos no Ensino Médio em 2011, ela expressa sua gratidão a esse período. “Estudar na Fundação Bradesco com certeza mudou minha vida. Lá tive acesso não apenas a um ensino de qualidade, mas também a oportunidade de adquirir conhecimentos que vão além do currículo escolar. Fiz parte de diversos grupos, como educação ambiental, vôlei, clube de matemática, robótica, coral e cursinho pré-vestibular.”
Hoje com 28 anos, Natália conta a importância que a Fundação teve em sua caminhada pessoal e profissional. “Junto aos conhecimentos técnicos, sempre houve uma preocupação em formar cidadãos conscientes e preparados para o futuro. Por causa da Fundação Bradesco recebi bolsas de estudo para graduação e pós-graduação, além de um emprego no banco, onde atuei por mais de 8 anos. Até hoje me pego lembrando e colocando em prática aprendizados e conselhos que recebi durante minha formação”, completa a ex-aluna da unidade em Osasco.
A educação é o caminho para o desenvolvimento
A FB também apoia demais projetos para acelerar a educação, como o Movimento LED. A iniciativa da Globo e da Fundação Roberto Marinho fomenta metodologias e experiências inovadoras na aprendizagem, e conta com uma premiação, um festival e uma comunidade on-line. A plataforma é gratuita e todos podem acessar à Comunidade LED para trocar e compartilhar boas práticas de ensino.
Ainda, a Fundação Bradesco possibilita o estudo presencial gratuito com a Formação Inicial e Continuada (FIC). Os cursos abrangem áreas como Agronegócio, Arte e Design, Negócios e Empreendedorismo, Tecnologia da Informação, Elétrica e Eletrônica, Comunicação Visual e Artes, Inclusão e Diversidade e Gastronomia e Alimentação.
Essa formação básica proporciona autonomia aos alunos, que podem construir ou ampliar sua carreira, seja no mercado de trabalho ou empreendendo. Mirando lá na frente, a Fundação Bradesco está sempre buscando o melhor para desenvolver futuras lideranças em todas as regiões do país. Saiba mais.
Fonte: G1 Read More