De acordo com Camilo Santana, compromisso do ‘maior programa do nosso ministério’ é alfabetizar as crianças ‘na idade certa’. Camilo Santana discursa em evento no Grande Recife
Reprodução/TV Globo
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta quarta-feira (7) o lançamento de uma política nacional de alfabetização. De acordo com ele, será o maior programa do ministério.
📲 Compartilhe no WhatsApp
“Dia 12, Dia dos Namorados, o presidente vai lançar uma grande política nacional, que é um compromisso para a alfabetização das crianças na idade certa no nosso país. Será o maior programa do nosso ministério, para garantir que as crianças que terminam segundo ano do ensino fundamental possam se alfabetizar, possam ler e escrever na idade certa”, afirmou.
O anúncio foi feito ao lado do presidente Lula, durante o evento de inauguração do campus Paulista do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), no Grande Recife.
O g1 procurou o Ministério da Educação para saber mais detalhes do programa, mas até a última atualização desta reportagem, não obteve resposta.
Enem
Lula em discurso no campus Paulista do IFPE
Reprodução/TV Globo
Durante a inauguração do campus Paulista do IFPE, o presidente puxou um juramento, junto aos estudantes do local, para promover “a maior inscrição que o Enem já teve.
“Nós, estudantes do Instituto Federal de Paulista, no estado de Pernambuco, queremos pedir a toda a juventude brasileira para se inscrever para fazer o Enem, que vai até o dia 16 de junho. Vamos fazer a maior inscrição que o Enem já teve, porque nós queremos provar que a juventude brasileira quer estudar”, afirmou o presidente, frase a frase, sendo seguido pelos estudantes.
LEIA TAMBÉM:
Lula relança Farmácia Popular com ampliação da gratuidade de medicamentos
Lula dá início à produção de nova picape em Goiana e critica taxa de juros
IFPE
Durante a solenidade de inauguração do campus Paulista do IFPE, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a construção de um refeitório no local.
Santana ainda assinou a autorização para a sede definitiva do campus Olinda do IFPE, que hoje funciona numa escola estadual. O investimento é de R$ 25 milhões.
“O presidente acaba de autorizar a construção do refeitório aqui no Instituto Federal. Por determinação do presidente, autorizamos a construção do campus de Olinda, numa obra de aproximadamente R$ 25 milhões”, afirmou.
O campus inaugurado por Lula em Paulista é a 16ª unidade do IFPE, tem 6,4 mil metros quadrados e atende 1.125 estudantes da educação profissional, científica e tecnológica.
O campus foi concluído em fevereiro deste ano, 11 meses após a retomada das aulas presenciais por causa da pandemia da Covid-19.
A unidade faz busca ativa nos territórios campesinos, como a Mata do Ronca, para estimular a ida dos moradores à escola.
No segundo semestre, devem ser ofertados cursos de informática para pescadores, indígenas, quilombolas, assentados e agricultores familiares.
O presidente Lula veio a Pernambuco para participar de três eventos. Na terça-feira (6), ele deu o pontapé do início da produção de uma nova picape pelo polo Automotivo de Goiana. Na manhã desta quarta-feira (7), ele relançou o programa Farmácia Popular no Recife, com ampliação da gratuidade de medicamentos.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Fonte: G1 Read More