Programa financia mensalidades de instituições de ensino superior privadas. Quem descumprir o prazo de complementação não conseguirá o financiamento. Página do Fies do 1º semestre de 2023.
Foto: Emily Santos/g1
Termina nesta quinta-feira (18) o prazo para a convocação dos alunos na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 1º semestre de 2023.
Os candidatos terão três dias após a sua pré-seleção para complementar a inscrição no site do programa (disponível aqui). Fique atento, pois quem perder o prazo não conseguirá o financiamento.
Os nomes da lista de espera têm sido divulgados desde 21 de março. Sempre que um aluno classificado nesta etapa não efetivava a matrícula, a vaga dele retornava ao sistema e era liberada para um novo estudante. As atualizações eram diárias, com a última acontecendo nesta quinta.
O que é o Fies?
O Fies é um programa de financiamento de mensalidades em instituições de ensino superior privadas, a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Atenção: diferentemente do Prouni, o programa não oferece bolsas de estudos, e sim um “empréstimo”. Depois de concluir a graduação, o candidato deverá quitar a dívida, em parcelas proporcionais à sua renda.
Quem é prioridade no Fies?
Além da nota do Enem, o sistema do Fies também considera a seguinte ordem de prioridade ao selecionar os alunos aprovados:
I – Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e que nunca tenham se vinculado ao Fies.
II – Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, mas já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil (com todas as dívidas pagas).
III – Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo Fies.
IV – Candidatos que já tenham concluído o ensino superior, por meio do Fies, com as dívidas pagas.
Quem ainda tiver débitos no programa não poderá se inscrever.
Calendário
Veja o calendário deste semestre do Fies:
Convocação da lista de espera: 21 de março a 18 de maio.
📹 Abaixo, veja um vídeo sobre o que considerar antes de assinar o contrato do Fies:
7 perguntas para não cair em uma cilada no Fies
Vídeos
Fonte: G1