Precisamos debater este projeto em assembleia de pais. Para esta iniciativa do Governo no ano passado convidou a Direção Estadual da ASSOPAES na época fomos comunicado pela então conselheira estadual de educação ADRIANA MONTEIRO, que representava esta entidade, no entanto não comparecemos. contudo o convite era para apresentar o projeto e não para debater seus mecanismos. Presisamos retomar este debate com a contribuição da Conselheira Bianca no CEE.
Vejam abaixo o que extrair do sito da SEDU.
Coordenadores de Pais
I – Foco do Projeto Coordenadores de pais .
Ser um elo entre a escola, a família e a comunidade, desenvolvendo ações que propiciam e facilitam o envolvimento dos pais no cotidiano escolar, auxiliando-os a acompanhar e apoiar o aprendizado para o sucesso escolar dos seus filhos.
Os principais objetivos da função dos Coordenadores de Pais são: combater a evasão escolar, o absenteísmo, a indisciplina na escola e aproximar a escola dos familiares e os familiares da escola.
II – Ações do coordenador de pais:
O coordenador de pais desenvolve ações que propiciam a entrada e o envolvimento das famílias no cotidiano escolar, em especial, no cotidiano escolar de seu filho/aluno.
Algumas das principais atribuições do Coordenador de Pais:
- Criação de estratégias de aproximação com alunos, famílias e escola;
- Estar presente nos horários de entrada e de saída dos alunos, no recreio e nos horários de intervalo das aulas para contato com os pais e estreitamento de laços com os alunos;
- Acolhimento e atendimento aos pais que procuram a escola diariamente (visitas espontâneas ou agendadas);
- Acolhimento e orientação aos alunos que apresentam vulnerabilidades;
- Acompanhamento da frequência dos alunos para intervenções no caso de faltas recorrentes;
- Preparação do Dia da Família na Escola, conforme o calendário SEDU, e mobilização para participação dos pais;
- Visita aos domicílios dos alunos, a fim de resgatar os faltosos e incentivar os fragilizados, bem como orientar as famílias a acompanhar a vida escolar de seus filhos;
- Mapeamento e contato com as instituições e serviços sociais da comunidade para viabilizar o atendimento aos alunos e às respectivas famílias.
III – O Papel da SEDU e o papel das Superintendências na viabilização do PCP:
- A SEDU coordena todo o projeto por meio de seus técnicos da SEDU Central;
- Os técnicos das Superintendências são responsáveis pelo acompanhamento do projeto nas escolas;
- Os gestores (diretor e pedagogo) são os responsáveis “diretos” pelo projeto na escola (a responsabilidade maior é do diretor).
IV – STATUS DO PROJETO NO ANO DE 2016:
- 16 Coordenadores de Pais;
- 16 Escolas Estaduais contempladas com o PCP;
- 04 Superintendências Regionais de Educação envolvidas;
- 04 Tutoras;
- 01 Coordenadora Local (contratada pela FIS);
- 03 Instituições Parceiras (Instituto FUCAPE, FIBRIA e Fundação Itaú Social (FIS)).
V – Ações metodológicas para implantação.
A Fundação Itaú Social (FIS) é a detentora das tecnologias referentes à interação com alunos e famílias. As etapas metodológicas para a sua implantação e execução são bem definidas:
Processo Seletivo, Formação Inicial, Formação Centralizada e Descentralizadas, Gestão Compartilhada, Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação.
VI – Monitoramento do PCP.
Este ano o monitoramento do PCP, tem sido feito em conjunto, através da equipe do CIEDS, contratada pela FIS e pelas técnicas da SEDU e das Regionais. Os instrumentos de registros e coleta dos dados, referentes à atuação dos CPs, são do sistema Survey Monkey e estão em fase de testagem. Esperamos, com essa iniciativa dar maior agilidade e precisão na coleta e na sintetização dos resultados.
2 Comments
Parabéns a todos-as da direção da Assopaes ,mostrando que com Luta Alcançamos Vitórias….
Caro professor Silvio, essa luta é de todos nós, te parabenizamos pela intrépida participação na construção de nossa entidade.