Segundo dia de provas aconteceu neste domingo (10), com 90 questões de matemática e ciências da natureza (biologia, física e química). Questão de física do Enem 2024 não tem resposta, dizem professores
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Uma questão de física do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 pode ser anulada por falta de alternativa correta, segundo professores ouvidos pelo g1.
A questão cita uma cafeteira elétrica e pede que o candidato indique a eficiência energética do equipamento.
A sinalização foi feita inicialmente por Leonardo Gomes, professor do Descomplica, e confirmada por professores do Curso Anglo e do Elite Rede de Ensino.
“Quando se calcula a eficiência, divide-se a potência útil pela potência total. A potência total vem informada na caixa da cafeteira, o que chamamos de potência nominal, que é aquela que está no equipamento. O equipamento dizia que ela tinha 700 watts. Mas, devido a algumas perdas, como calor fora do sistema, barulho que possa fazer, outras perdas que a cafeteira pode ter, a potência real, que vai de fato ser utilizada, tem que ser menor considerando essas perdas. Só que quando era feito o cálculo de potência útil, o resultado era maior do que o informado na caixa. Para achar a resposta, era preciso fazer a razão ao contrário, que foi o que eu fiz isso porter experiência de prova, mas a questão não está correta”, explica Leonardo Gomes.
Segundo Madson Molina, professor de física do Curso Anglo, existe uma “falha conceitual” na formulação da questão.
“Quando você calcula a potência da cafeteira com os dados do enunciado, a gente encontra um valor de 933 watts. Esse valor é acima da potência total fornecida pelo enunciado da cafeteira de 700 watts. Em suma, a questão propõe uma máquina cuja potência total é de 700 watts e quando a gente calcula a potência útil de 933 watts é maior do que a potência total, o que fisicamente é impossível”, explica o professor.
“A potência da cafeteira (933 watts aproximadamente) acaba possuindo um valor maior que a potência total/nominal fornecida (700 watts), o que vai contrário aos conceitos físicos”, concorda Bruno Sá, professor do Elite Rede de Ensino.
Fonte: G1