Ao todo, mais de 12 mil pessoas se inscreveram no Oeste Paulista. Ao todo, 12.614 estudantes se inscreveram para o Enem de 2024 no Oeste Paulista
Isabela Gomes/g1
Guarda-chuva, canetas e alimentos para consumir durante a prova, esses foram alguns dos itens que os candidatos seguravam enquanto aguardavam a abertura dos portões para realizar uma das provas mais aguardadas do ano por muitos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
A primeira fase da prova é aplicada neste domingo (3) e conta com 90 questões de linguagens e ciências humanas, além de uma redação.
Em Presidente Prudente (SP), histórias de superação e esperança circulavam em meio ao misto de sentimentos dos estudantes, mostrando que, mesmo com dificuldades e imprevistos, um arco-íris ao fim da jornada poderia surgir e trazer esperança de um futuro melhor para todos.
Luz no fim do túnel 💡
Amanda Aparecida Silva de Almeida, de 20 anos, realiza o Enem pela quinta vez
Isabela Gomes/g1
Pela quinta vez, a estudante Amanda Aparecida Silva de Almeida, de 20 anos, natural de Piquerobi (SP), faz o Enem em Presidente Prudente com o objetivo de alcançar o sonho da faculdade de medicina. A jovem diz que, apesar da ampla concorrência do curso, para ela não é impossível conquistar a vaga.
“Eu espero que Deus me auxilie me mantendo calma, mas acredito que vai ser uma prova tranquila. Para mim, a redação é a mais temida, mas não é um monstro de sete cabeças, acho que se a gente souber argumentar dá certo”, afirmou.
E nem a previsão de chuva conseguiu assustar Amanda. Pelo contrário, segundo ela, fez com que perseverasse ainda mais para conquistar o diploma do curso do ensino superior.
Amanda compartilhou que, um de seus objetivos após a aprovação na área da saúde é divulgar a novidade para muitas pessoas, como um sinal de felicidade e de incentivo para aqueles que, assim como ela, têm a vontade de passar em medicina.
“Com certeza assim que eu passar vou cumprir a promessa que fiz para Deus, produzir um vídeo muito lindo para as minhas redes sociais (risos), e postar muitas dicas para os vestibulandos que me seguem”, concluiu ao g1.
Companheiras de provas e aventuras 📝
Irmãs dizem estar confiantes e tranquilas para o primeiro dia do Enem
Isabela Gomes/g1
As irmãs, Gabriela Palmeira Rodrigues, de 16 anos, e Larissa Palmeira Rodrigues, de 18 anos, se prepararam durante todo o ano para o Enem, e para o primeiro dia de prova, a expectativa é que tudo ocorra bem.
“Estou confiante, tenho uma facilidade maior para humanas e para mim hoje está mais tranquilo. Até agora, minha maior dificuldade não foi nem estudar os conteúdos em si, mas escolher o curso que quero seguir, vou esperar a nota do Enem sair e pretendo fazer matemática ou algum curso relacionado à área da saúde, são algumas opções”, esclareceu Larissa.
Já para a irmã mais nova, Gabriela, não há dúvida sobre a escolha da graduação, ela está decidida sobre o curso de química e ainda contou que, desde quando teve a matéria na escola, se interessou pelo estudo e gostaria de seguir na profissão.
“Me apaixonei por química, por mim faria todas as questões de exatas hoje (risos). Estou com um pouquinho de medo, vai ser o meu primeiro Enem, mas sempre penso que vai dar tudo certo, que não preciso me desesperar e que é só ler a prova com calma, pois pode ter pegadinhas nas questões”, pontuou.
Desafio concluído ✅
Vitor Barbosa Monteiro, de 17 anos, faz a prova do Enem pela primeira vez
Isabela Gomes/g1
Se alguns estudantes relatam sentir um pouco de medo, mesmo já tendo feito a prova várias vezes, imagine o sentimento daqueles que vão prestar pela primeira vez. Esse é o caso do estudante Vitor Barbosa Monteiro, de 17 anos, morador de Regente Feijó (SP), que afirmou estar ansioso para o primeiro dia.
“Dá um medinho, mas depois você vê que não é tão ruim assim. A minha mãe me trouxe para fazer a prova e me apoia muito. Se eu pudesse dar uma dica para aqueles que vão fazer o Enem é que nunca desistam, pois sempre haverá pessoas que apoiarão o seu trabalho”, detalhou ao g1.
O estudante ainda explicou que gosta muito de criar animações e desenhos, e que, antes de pensar em prestar para o curso de ciências da computação, pensou em fazer artes visuais.
“Eu pretendia fazer artes, mas também gosto de tecnologia, então nesse momento penso em fazer computação primeiro. Gostaria muito de trabalhar em um estúdio de animações, produzir quadrinhos e acredito que nessa área posso pegar um pouquinho de cada”, finalizou.
Enem 2024
Ao todo, 12.614 estudantes se inscreveram para o Enem de 2024 no Oeste Paulista
Isabela Gomes/g1
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 12.614 estudantes se inscreveram para o Enem de 2024 no Oeste Paulista e, desse total, 5.558 estão concluindo o Ensino Médio.
No primeiro dia do Enem, a prova tem duração de cinco horas e meia, já na segunda fase, que conta com questões de matemática e ciências da natureza, o tempo para a realização é de cinco horas.
Neste ano, o Enem foi marcado para ser aplicado nos dias 3 e 10 de novembro.
Ao todo, 12.614 estudantes se inscreveram para o Enem de 2024 no Oeste Paulista
Isabela Gomes/g1
Fechamento dos portões em um dos locais de aplicação do Enem, em Presidente Prudente (SP)
Isabela Gomes/g1
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Fonte: G1 Read More