Em brincadeira nas redes, Helen Chaves ofereceu ‘minicurso’ de 1,5 minuto para ajudar brasileiros a ‘bater os olhos’ em um quadro de museu e já saber a qual estilo de arte ele pertence. Teste seus conhecimentos sobre arte em questões rápidas que caíram em vestibulares e no Enem. TikToker viraliza com explicações bem-humoradas de movimentos artísticos
🎨”Se [o quadro] tiver um nenê fofinho, é Barroco. Agora, se o nenê for um pouco mal-diagramado, aí é Medieval. Se tiver gente rica se divertindo ao ar livre, com carinha de quem vai tomar o chá das 5, é Rococó. Se parecer uma produção de teatro de baixo orçamento, então é Neoclássico.”
Foi com explicações assim que a tiktoker Helen Chaves viralizou nas redes sociais ao oferecer um bem-humorado “minicurso de belas artes” de um minuto e meio (veja vídeo acima). A intenção, segundo ela, é fazer com que você vá a uma exposição, “bata os olhos” em uma obra e já saiba a qual movimento ela pertence.
Em tempos de “cancelamento” virtual, Helen fez questão de dizer que tudo é só uma brincadeira. O público aprovou: “resumiu os 4 semestres de história da arte que tive na faculdade!”, escreveu uma usuária do TikTok; “eu, como artista plástica, estou rindo horrores e concordando com tudo”, disse outra.
🖌️Abaixo, teste seus conhecimentos com 6 rápidas questões sobre movimentos artísticos que já caíram em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em seguida, veja um resumo de cada escola citada e seus principais artistas.
Surrealismo? Romantismo? 6 questões de Enem e vestibulares sobre movimentos artísticos
🎨Barroco
Na brincadeira: “Tem nenê fofinho.”
O que é: Estilo surgido na Europa, no século XVI, a partir da necessidade de catequizar fiéis. Maior parte das pinturas representa situações bíblicas.
Artistas: Caravaggio, Diego Velázquez
🎨Arte Medieval
Na brincadeira: “Neném é um pouco mal-diagramado.”
O que é: Movimento surgido na Idade Média e fortemente associado à Igreja Católica, colocando sempre Deus no centro das obras. É formado por dois estilos principais: gótico e românico (neste último, as deformações nas imagens são mais comuns).
Artistas: Pietro Lorenzetti, Simone Martini, Taddeo Gaddi
🎨Impressionismo
Na brincadeira: “Parece que você tem de visitar o ‘oftalmo’.”
O que é: Foi criado no século XIX, na França, durante a Belle Époque. Há predominância de temas relacionados à natureza e à vida ao ar livre, com valorização de cores, luzes e sombras. A intenção é captar o movimento e o instante da cena retratada.
Artistas: Claude Monet, Edgar Degas, Édouard Manet, Pierre-Auguste Renoir
🎨Cubismo
Na brincadeira: “Se parece com a bagunça da sua gaveta de vasilhas.”
O que é: Movimento inaugurado pela obra “As senhoritas de Avignon”, de Picasso, em momento de tensão política antes da I Guerra Mundial. Caracteriza-se pelo geometrismo e pela fragmentação.
Artistas: Pablo Picasso, Paul Cézanne, Tarsila do Amaral
🎨Maneirismo
Na brincadeira: “As pessoas são muito grandes. Esse neném aqui nasceu com 1,70m.”
O que é: Inaugurado entre 1515 e 1610, é uma reação aos valores clássicos do Renascimento. Efeitos de alongamento das figuras humanas são comuns nas pinturas.
Artistas: El Greco, Giorgio Vasari, Rosso Fiorentino, Francesco Mazzola
🎨Renascimento nórdico
Na brincadeira: “Tem o dia a dia dos camponeses.”
O que é: O termo “nórdico” refere-se ao Renascimento europeu principalmente na Alemanha, na França e na Holanda. As obras costumam ser apresentadas sem idealizações.
Artistas: Albrecht Dürer, Jan van Eyck
🎨Realismo
Na brincadeira: “Tem camponeses sofrendo.”
O que é: Movimento com predominância de temas do cotidiano, com destaque para o retrato de trabalhadores no século XIX. Temas sociais, como desigualdade econômica, estão presentes.
Artistas: Gustave Courbet, Jean-François Millet
🎨Pontilhismo
Na brincadeira: “Parece que você pegou uma imagem de baixa resolução e ampliou.”
O que é: Técnica de pintura surgida na França, no fim do século XIX, derivada do Impressionismo. Pequenos pontos ou manchas formam os desenhos da pintura.
Artistas: George Seurat, Belmiro de Almeida, Paul Signac
🎨Romantismo alemão
Na brincadeira: “Parece com um homem querendo mostrar que está chateado com você.”
O que é: Movimento que surgiu como contraponto ao Iluminismo. Em vez de priorizar a razão, passa a enfatizar a emoção e subjetividade.
Artistas: Caspar David Friedrich, Carl Gustav Carus, Philipp Otto Runge
🎨Rococó
Na brincadeira: “Tem gente rica se divertindo ao ar livre, com carinha de quem vai tomar o chá das 5.”
O que é: Nascido no século XVIII, na França, acompanhou o Iluminismo e contrapôs-se ao barroco: em vez de usar cores escuras e valorizar o que é feio, prioriza tons claros e reforça a importância da beleza.
Artistas: Jean-Honoré Fragonard, François Boucher, Antoine Watteau
🎨Renascença
Na brincadeira: “Você mal pode acreditar que é uma pintura que está na parede de uma igreja.”
O que é: Movimento cultural surgido na Itália, no século XIV, caracterizado pelo antropocentrismo (o homem no centro de tudo), racionalismo e valorização da ciência, por exemplo.
Artistas: Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael Sanzio
🎨Neoclássico
Na brincadeira: “Parece uma produção de teatro de baixo orçamento.”
O que é: O neoclassicismo nasceu na Europa ocidental, no século XVIII, com pintores que pretendem retratar a realidade de forma fiel, com objetividade, simplicidade e referências greco-romanas.
Artistas: Angelica Kauffmann, Nicolas-Antoine Taunay, Marie-Guillemine Benoist
🎨Art Noveau
Na brincadeira: “Parece o desenho de uma carta de tarô.”
O que é: Movimento surgido na Europa, no fim do século XIX, com domínio de formas sinuosas, presença de figuras femininas e domínio de elementos orgânicos (como flores e folhagens).
Artistas: Alfons Maria Mucha, Gustav Klimt, Egon Schiele
🎨Surrealismo
Na brincadeira: “Parece um pesadelo que você teve domingo à tarde, depois de almoçar feijoada.”
O que é: Do século XX, é um dos movimentos europeus de vanguarda surgidos no pós-guerra. Como oposição ao realismo, apresenta imagens irreais, que valorizam o mundo dos sonhos e do inconsciente.
Artistas: Salvador Dalí, Max Ernst, Joan Miró
🎨Dadaísmo
Na brincadeira: “Você está na dúvida se é obra de arte.”
O que é: Assim como o Surrealismo, também é um dos movimentos europeus de vanguarda no século XX. Seu lema é “destruição também é criação” (ou seja, busca questionar a arte, romper com os valores tradicionais, retratar a desordem e ser irreverente).
Artistas: Max Ernst, Hugo Ball, Hans Arp, Tristan Tzara, Marcel Duchamp, Francis Picabia
🎨Arte psicodélica
Na brincadeira: “Parece com a sensação de ficar perdido da sua mãe no supermercado quando você tinha 5 anos.”
O que é: Estilo artístico surgido na década de 1960 em que são usadas formas geométricas de modo que pareçam tridimensionais e “vivas”. O objetivo é retratar alucinações motivadas por drogas psicodélicas.
Artistas: Alex Grey, Wes Wilson
🎨Modernismo brasileiro
Na brincadeira: “Parece com a sensação de chegar ao interior para visitar sua vó.”
O que é: Movimento nascido no Brasil após a I Guerra Mundial como influência das inovações estéticas trazidas pela vanguarda europeia (Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo etc.). Começa na Semana de Arte Moderna (1922) e se estende até 1960, em três diferentes fases.
Artistas: Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Vicente do Rego Monteiro
Vídeos
Fonte: G1 Read More