Novo período começa nesta segunda-feira (13) e vai até 24 de maio. Objetivo é garantir que pessoas afetadas pela tragédia climática que atinge o estado tenham chance de realizar as provas. Encceja, exame em busca de certificação de ensino
Rede Globo/Reprodução
Pessoas que residem no Rio Grande do Sul e querem prestar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 terão mais uma oportunidade de se inscreverem.
O novo período começa nesta segunda-feira (13) e vai até 24 de maio. Para o restante do país, o prazo de inscrição foi encerrado em 10 de maio. A inscrição deve ser feita no site enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial. As provas serão aplicadas em 25 de agosto em todo o país.
A decisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pelo exame, foi divulgada nesta segunda. Ela acontece diante dos temporais e cheias que atingem o estado desde o final de abril, e que já deixou 147 mortos, 127 desaparecidos e 806 feridos.
O Encceja é uma prova voluntária e gratuita que serve para certificar jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada. A certificação para o ensino fundamental é feita para estudantes acima de 15 anos. Para o ensino médio, é preciso ter mais de 18 anos.
O certificado é o equivalente ao diploma de conclusão dessas etapas do ensino.
Cronograma do Encceja 2024
Inscrições iniciais: 29 e abril a 10 de maio (encerrada).
Inscrições específicas para o RS: 13 a 24 de maio.
Provas: 25 de agosto.
Divulgação do gabarito: os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep em até 10 dias úteis após a aplicação do exame.
Resultados: 23 de dezembro.
Sobre as provas
O Encceja é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha. Provas também incluem uma redação de até 30 linhas. O modelo é de texto dissertativo-argumentativo, o mesmo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As provas para certificado do ensino fundamental são:
ciências naturais;
matemática;
língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física e redação
história e geografia;
No ensino médio, são provas de:
ciências da natureza e suas tecnologias;
matemática e suas tecnologias;
linguagens, códigos e suas tecnologias e redação;
ciências humanas e suas tecnologias;
Para obter o certificado, o participante deverá atingir no mínimo 100 pontos em cada uma das provas, em uma escala de 60 a 180. Na redação, é preciso ter nota igual ou acima de 5.
VÍDEOS E PODCAST
Fonte: G1