Após anos com a educação 100% digital, a Suécia vem redescobrindo a importância dos livros físicos. Crianças suecas estão vendo livro pela primeira vez na sala de aula
O ensino digital tem predominado nas escolas da Suécia. No entanto, está havendo atualmente um redescobrimento da importância dos livros físicos.
👉 Essa iniciativa foi promovida pelo governo sueco, que demonstra preocupação com as implicações da ampla digitalização e o impacto da exposição precoce das crianças às telas.
No vídeo acima, as crianças suecas estão vendo um livro pela primeira vez na sala de aula.
“Hoje vocês estão recebendo, pela primeira vez, um livro de matemática de verdade. Emocionante, não é?”, diz uma professora para os alunos.
O ensino digital é a norma em escolas suecas há anos. Mas, agora, elas têm reconsiderado o uso dos livros impressos.
Os alunos leem mais devagar, possuem um vocabulário menor e também compreendem menos o que leem. Atribuímos isso à dependência excessiva de métodos digitais.
Os livros parecem ser bem recebidos também pelos alunos.
“Há mais explicações. Não tínhamos isso no laptop”, afirma a aluna Ines. “A vantagem é que um livro não desliga como um computador”, conta o aluno Mio.
Essa ideia foi introduzida pelo governo sueco. O país está preocupado com as consequências da digitalização extensiva e também com a exposição precoce às telas.
“O futuro é digital. Temos que ensinar às crianças sobre este mundo e orientá-las no caminho certo. Se eu pudesse escolher novamente, escolheria uma combinação”, completa a professora Jeanette.
Material didático digital x livros físicos: 5 pontos para serem considerados
Fonte: G1