Morador de Campinas (SP) foi um dos sete candidatos que tiraram nota máxima em todo o estado e diz que prova teve tema ‘inusitado’, mas atual. Marcelo Morais Santos, de Campinas (SP), tirou nota 1000 na redação do Enem em 2023
Marcelo Morais Santos/Arquivo pessoal
O estudante Marcelo Morais Santos, de Campinas (SP), é um dos sete estudantes que tiraram nota máxima na redação do Enem em 2023 no estado de São Paulo. Mas a conquista não foi fácil: para “gabaritar” o texto, ele contou com a ajuda de professores e recorreu a oficinas semanais de escrita.
“Para ser sincero, nunca fui um aluno exemplar, de ficar estudando todo momento. Na hora da aula, sempre prestava atenção, sempre procurei tirar minhas dúvidas com professores, que sempre me ajudaram bastante. A ajuda deles foi fundamental para eu conseguir fazer isso. Eu gostava de ler redações das outras pessoas, para ver o que faziam de diferente e o que dava certo”, conta.
🎓 A nota mil na redação deixou Marcelo um passo mais próximo do sonho de cursar direito na USP e se tornar juiz. O jovem de 18 anos destaca que o bom desempenho no texto só foi possível porque fez questão de diminuir a pressão que colocava sob si para o exame.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
😌 “Acho que [o essencial] foi não me cobrar tanto para tirar essa nota. Eu tinha quase a sensação de que se eu tivesse me cobrado essa nota, eu teria que tirar isso e não ia conseguir. No outro ano, que fiz o treineiro, eu fiz 940, mas naquele ano eu estava me cobrando bastante e acabou que não deu. Daí esse ano foi mais fácil. Se der, deu. Se não deu, acontece”, diz.
Enem 2023: 60 redações tiraram nota mil; na edição anterior, foram 18
Tema ‘inusitado’
Em 2023, o tema escolhido para a redação foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Na avaliação de professores ouvidos pelo g1, o tema foi a “cara” do Enem por tratar de um problema social relevante e exigir uma boa proposta de intervenção.
👉 Para Marcelo, a escolha do tema foi “inusitada”, já que ele, assim como muitos professores, apostava em questões relacionadas a inteligência artificial, por exemplo. No entanto, a atualidade e relevância do tema, presente no dia a dia da escola e fora dela, tornaram o desafio um pouco mais fácil.
“Achei inusitado, não estava esperando. Esperava muitas coisas: inteligência artificial, povos originários, repatriação… Não esperava esse tema. Apesar de eu não esperar, por incrível que pareça, durante o ano eu me separei bastante com esse tema, e tive vários temas parecidos ao longo do ano na escola. Aí ajudou bastante”, relata.
Seis técnicas que podem turbinar seus estudos
Acesso ao ensino superior
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, pois permite a seus participantes concorrer a vagas em universidades públicas e privadas, e até a financiamento e bolsas privadas, com as notas obtidas nas provas.
As provas foram aplicadas em 5 e 12 de novembro na versão regular do exame, e em 12 e 13 de dezembro na versão PPL (para pessoas privadas de liberdade) e reaplicação.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Fonte: G1 Read More