Maria Vitória conta que não teve tempo para estudar naquele ano e que agora, mais preparada, se sentiu confiante. Maria Vitória (à esq.) e Camile (à dir.) no segundo dia de prova do Enem em Campinas
João Conrado Kneipp/g1
Um ano depois de abandonar o local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) após uma crise de ansiedade, a estudante Maria Vitória Breves da Silva, de 18 anos, fará o segundo dia do teste, pela primeira vez, neste domingo (12) em Campinas (SP).
Acompanhada da amiga Camile Nathiele e da tia dela, Maria Moreira da Silva, ela relembrou o episódio ao g1. “Eu chorei e falei assim: ‘não vou'”. A dona de casa estava com a jovem e lembra que tentou tranquilizá-la em meio ao nervosismo.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
“Eu levei ela até a porta da faculdade, mas quando chegou, deu uma crise nela, ela falou: ‘não vou conseguir entrar nessa escola’. Deu uma crise, um negócio. Ela já tinha quase 18 anos e eu falei: ‘então vamos para casa. Você tem toda a vida pela frente, é nova ainda'”.
Agora esse ano ela se preparou, estudou bastante. Agora amadurou um pouco a cabeça”, completa Maria Moreira. Naquele ano, a menina fez o primeiro dia, mas desistiu no segundo.
Maria Vitória e Camile estudaram juntas e já concluíram o ensino médio. Como estudavam em tempo integral, contam que não tiveram tempo de se preparar para o Enem. Neste ano, porém, estão mais confiantes. “[Esse ano foi] muito melhor. Deu para estudar mais, ver as provas do Enem”.
Melissa Martins, de 18 anos, faz o segundo dia de provas do Enem em Campinas e pretende usar a nota para ingressar no curso de Psicologia.
João Conrado Kneipp/g1
Respiração
Melissa Martins, de 18 anos, pretende usar a nota do Enem para ingressar na faculdade de psicologia.
A jovem, que tem preferência pela área de humanas, conta que para driblar o nervosismo neste segundo de dia de exame, planeja começar a responder as questões “menos exatas”, nas palavras dela.
“Vou começar pelas perguntas de biologia e química, depois física e matemática”, relatou.
A estudante comentou que, no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio, se sentiu mais nervosa e que recorreu a exercícios de respiração para se acalmar. “Fui tomando ar e tudo melhorou”, relembrou.
Neste domingo, já com experiência, consegue lidar melhor com a situação. “Vi que não é um bicho de sete cabeças”, brincou.
Luahanna Nogueira, de 17 anos, acompanhada da mãe, Márcia Nogueira, faz o Enem pela segunda vez como treineira em Campinas.
João Conrado Kneipp/g1
Treinar para administrar tempo
A jovem Luahanna Nogueira, de 17 anos, faz o Enem pela segunda vez como treineira com objetivo de diminuir a dificuldade que tem de administrar o tempo. Acompanhada da mãe, a professora Márcia Nogueira, a estudante aguardava a abertura dos portões.
A estudante decidiu fazer o Enem desde o primeiro ano do ensino médio para se preparar melhor e já sentiu algum avanço comparação com o ano anterior. “Vi que acertei mais questões desta vez, nas provas de humanas do domingo passado”, celebrou.
Se no primeiro dia de provas, o desafio maior foi administrar o tempo para resolver a prova de humanas e a de redação, neste segundo domingo – de exatas – o que mais a afeta é a expectativa e cobrança sobre si mesma.
Isso porque Luahanna tem experiências em competições de matemática, com histórico de participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e também em outros concursos internacionais.
Enem em Campinas e região
Enem 2023: locais de prova são alvo de reclamação de candidatos
Luis Lima Jr/Fotoarena/Estadão Conteúdo
A Região de Campinas (SP) tem 42,1 mil pessoas inscritas no Enem, cuja segunda prova ocorre neste domingo. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação, responsável pela aplicação da prova.
O Enem 2023 será aplicado em 19 das 31 cidades da área de cobertura do g1 Campinas. A metrópole reúne o maior número de inscritos, com 15,8 mil estudantes. Já o município da região com menos candidatos é Pedreira, com 408 pessoas. Veja os detalhes na tabela:
Estudantes que vão fazer o Enem na região de Campinas
Aplicação da prova
📄 No segundo dia de prova, os candidatos deverão responder 90 questões nas seguintes disciplinas:
45 questões de matemática;
45 questões de ciências da natureza.
⌚ Também é importante ficar atento aos horários:
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 2º dia: 18h30
📃 O Inep recomenda (mas não obriga) que os candidatos levem o cartão de confirmação, documento em que estão dados como local de prova e idioma escolhido (inglês ou espanhol). O papel deve ficar guardado no envelope porta-objetos.
🔫 Armas não são permitidas nem no envelope. Se o candidato apresentar autorização de porte, deverá informar ao chefe da sala de aplicação da prova. Será necessário prestar o exame em um espaço à parte, separado dos demais alunos.
✉️ Os envelopes porta-objetos devem ficar lacrados e identificados durante toda a permanência do candidato na sala de aula.
🍔 Lanches, bebidas não alcoólicas, artigos religiosos (como quipá e véu) e materiais de acessibilidade (máquina de escrever em braile, sorobã, lupa etc) são permitidos, desde que possam ser vistoriados pelos fiscais
📣 Se o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico emitir sons mesmo que dentro do envelope, o participante será eliminado do Enem.
📱 Os documentos devem ser originais e com foto. Algumas versões digitais serão aceitas, como e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital.
O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na págin do g1 Campinas
Fonte: G1 Read More