Neste domingo (12), os estudantes farão 90 questões de ciências da natureza e suas tecnologias, além da avaliação de matemática. Em Rio Branco, candidatos que usam transporte coletivo temem perder segundo dia de provas e chegam até a pedir transporte de aplicativo para não se atrasar. Estudantes reclamam da demora nos ônibus e temem perder horário de prova
Aline Nascimento/g1
Neste domingo (12), o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 ocorre em todo o Brasil. Em Rio Branco, os inscritos estão na expectativa para as questões de ciências da natureza e matemática. Contudo, os ônibus também são uma preocupação, tendo em vista que no domingo, a frota costuma funcionar de forma reduzida.
ENEM 2023:
✅ Canal do g1: Enem 2023
PERGUNTAS E RESPOSTAS: o que acontece se faltar no Enem?
A Maria Eduarda Araújo Mendonça, de 20 anos, é uma das estudantes que ficaram preocupadas. Ela mora no Belo Jardim II, saiu de casa às 7h e chegou no Terminal Urbano, no Centro da capital, às 8h30 para pegar o ônibus da linha Wanderley Dantas, onde vai fazer a prova na Escola Padre Carlos Casavecchia.
A jovem, que trabalha como servente em uma unidade hospitalar de Rio Branco, contou ao g1 que não sabia da gratuidade, então teve que pagar a passagem, já que não imprimiu o comprovante de inscrição. Essa é a terceira vez que a candidata faz o Enem e disse que pretende cursar História.
“No primeiro dia eu fui de carro. Tá demorando bastante, mas eu estou achando que vai dar tempo”, comentou.
Maria Eduarda Araújo tem 20 anos e pretende cursar História na Ufac; esta já é a 3ª vez que faz o exame
Aline Nascimento/g1
No Acre, cerca de 16 mil candidatos estão aptos a realizar a prova, já que 33,2% dos inscritos não compareceram no primeiro dia. Apesar de não haver impedimentos, os candidatos não podem zerar nenhuma área do conhecimento.
A Ana Vitória Gonçalves, de 19 anos, também é uma das estudantes que está utilizando o transporte coletivo neste domingo. Ela, que pretende cursar Odontologia, saiu de casa às 8h, no bairro Vila Acre, e vai fazer a prova no colégio Alcimar Nunes Leitão, no Universitário II.
Segundo a jovem, ela espera o coletivo há cerca de uma hora, mas diz que vai dar tempo de chegar e não perder o exame. Sobre as expectativas para o segundo dia, comentou que fez cursinho pré-Enem e que está confiante
“A gente sempre sai mais antes do horário, que aí não corre o risco de perder o horário das aberturas do portão […] Eu fiz cursinho e redação no longo do ano. Acho que vai dar tudo certo”, destacou.
Ana Vitória Gonçalves tem 19 anos e pretende cursar Odontologia; ela também não utilizou a gratuidade do transporte coletivo
Aline Nascimento/g1
Os estudantes devem ficar atentos porque neste segundo dia, o tempo para responder as 90 questões é menor: 4h30.
E é por conta disto que a Elizabete Silva Lima, de 22 anos, decidiu pedir um transporte de aplicativo para evitar atraso. A jovem saiu de casa às 9h20 e reclamou da demora do ônibus no Terminal Urbano. Ela vai fazer o Enem no Colégio Terezinha Miguéis, no bairro Santa Helena.
“Eu estou com muito medo de chegar um pouco atrasada e virar um meme, mas eu consegui pedir o Uber, então estou indo de Uber mais rápido. Eu vim de ônibus, mas eu peguei o Uber, para não ter erro e não chegar atrasada. Estou confiante, vai dar tudo certo, se Deus quiser”, comentou.
A Aline Santos Neves, de 22 anos, é prima da Elizabeth e diferente dela, vai fazer a prova no Colégio Acreano, que fica próximo ao Terminal Urbano. O irmão dela, Alan Santos Neto, de 19 anos, também vai fazer na mesma escola. Ambos imprimiram o comprovante e usaram a gratuidade do transporte coletivo nos dois dias de prova, mas igualmente reclamaram da demora dos coletivos.
“Bastante preocupante porque a gente necessita do ônibus todos os dias, e é bastante preocupante pra nós, alunos, estudantes, universitários. Ficamos bastante preocupados mesmo. E tem a questão do sol quente, né, e aí você vai para a parada mais cedo, correndo risco também, porque você chega na parada e está sozinha, e aí o ônibus demora”, falou.
Elizabete Silva (à esquerda), Alan e Aline Santos (à direita) usaram a gratuidade, mas relataram demora dos ônibus; por medo de perder a prova, Elizabete saiu do Terminal Urbano e pediu transporte por aplicativo
Aline Nascimento/g1
Alan foi ainda mais crítico: comentou que mesmo antes da notícia da gratuidade, ele e a irmã se planejaram financeiramente para ir ao local de prova por meio de transporte de aplicativo, temendo atrasos e ônibus lotados. Com a notícia da redução dos coletivos, ficaram ainda mais receosos.
“A gente fica sempre naquela dúvida, naquele suspense de ‘será que vai dar tempo de chegar, será que não vai?’. Então fica até difícil confiar no transporte público por conta dessa situação que a gente se vê de mãos atadas. Para quem depende do transporte público, é realmente bastante preocupante e bastante ruim porque além de você não ter certeza se vai chegar no horário, se vai perder a prova, você fica angustiado, naquele impasse de você dizer assim: ‘é melhor pedir um Uber ou um’ mototaxi, gastar dinheiro, do que eu perder a prova’. Porque além de [o Enem] ser uma vez por ano, demora bastante, depende muito do transporte público”, frisou.
‘Devolução’ de 13 linhas
A empresa de transporte público Ricco Transportes, única que opera na capital, comunicou à prefeitura de Rio Branco que vai “devolver” 13 linhas da capital acreana. De acordo com a prefeitura, o comunicado é um dispositivo que pode ser ativado quando a empresa pede repactuação do contrato. Se somados, os valores de subsídios e aportes financeiros para a empresa ultrapassam os R$ 10 milhões desde que ela passou a operar na capital.
A RBTrans alegou que a empresa não deve retirar os carros antes de 30 dias e que o impasse não deve afetar as linhas no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre neste domingo (12).
Em entrevista à Rede Amazônica Acre, o secretário municipal de Gestão, Jonathan Santiago, disse que, na verdade, o comunicado vale para os 30 dias seguintes à sua redação, e negou que as linhas devem parar neste fim de semana, durante o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nem a partir desta segunda-feira (13).
As linhas que foram incluídas na lista informada à prefeitura pela Ricco são:
Mocinha Magalhães
Sobral
Fundhacre
Calafate
Conj. Esperança
Jequitibá
UFAC
Universitário
Jorge Kalume
Aeroporto/Aquiles Peret
Ufac/Rodoviária
Ifac/Universidades
Enem 2023
Ao todo, 24.278 estudantes se inscreveram para o Enem este ano no estado, e o Acre teve a maior taxa de faltosos do país no primeiro dia: mais de 8 mil inscritos não compareceram.
Quem perdeu o exame na semana passada pode fazer a segunda prova sem nenhum impedimento. Neste domingo (12), os estudantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, com 45 questões de química, física e biologia. Além da avaliação de matemática, com mais 45 questões.
O horário de início das provas será o mesmo do primeiro dia, mas os candidatos devem ficar atentos porque neste domingo (12) o tempo do exame é 30 minutos mais curto.
De olho no relógio
Abertura dos portões: 10h (horário do Acre)
Fechamento dos portões: 11h (horário do Acre)
Início das provas: 11h30 (horário do Acre)
Término das provas no 2º dia: 16h30 (horário do Acre)
Transporte em Rio Branco
Após a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) informar que não haveria gratuidade no transporte público para participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, a prefeitura de Rio Branco fechou um acordo com o governo do estado para não cobrar passagem dos inscritos nos dias de prova.
Em entrevista à Rede Amazônica Acre, o secretário de Assuntos Governamentais Alysson Bestene afirmou que o acordo foi fechado por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), que também vai disponibilizar 400 ônibus escolares para o deslocamento de participantes da zona rural da capital acreana, e do interior do estado.
Os participantes da capital precisarão entregar cópias do comprovante de inscrição aos motoristas dos ônibus para prestação de contas à SEE. Para cada viagem, o inscrito precisará entregar uma cópia, ou seja, uma na ida e outra na volta, totalizando quatro cópias nos dois domingos de provas.
Os participantes do interior não precisarão apresentar o comprovante, já que o transporte será feito em veículos da própria secretaria.
Porém, após problemas na hora de utilizar a gratuidade oferecida pelo governo, apenas 93 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) conseguiram usar o benefício no primeiro dia de provas, no último domingo (5), em Rio Branco. O balanço é da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans).
Ainda conforme os dados, 11.507 pessoas utilizaram o transporte público na capital no último domingo (5). Ao todo, a empresa de transporte público recebeu 186 cópias de inscrições dos candidatos.
Os candidatos relataram demora no horário dos ônibus e outros afirmaram que souberam da gratuidade em cima da hora e não conseguiram tirar cópia da inscrição.
O que levar no dia da prova
RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
Álcool em gel;
Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
Cartão de confirmação de inscrição;
Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.
Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
e-Título,
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
RG Digital.
Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
O que não pode no dia da prova
Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.
Reveja os telejornais do Acre
Fonte: G1 Read More