Algumas pessoas preferiram se antecipar e chegar ao local da prova cerca de duas horas antes da abertura dos portões. Neste domingo, o desafio é responder 90 questões de matemática, física, química e biologia, em 5 horas. Candidatos se anteciparam e começaram a ocupar local de prova em Cuiabá
Victória Oliveira/g1
Ansiedade, cuidado, medo e expectativa foram alguns motivos que levaram algusn candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 a chegar aos locais de prova em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital, cerca de duas horas antes da abertura dos portões. Eles se preparam para o segundo dia do teste, que acontece neste domingo (12).
Confira os horários do segundo dia de provas em MT:
Abertura dos portões: 11h
Fechamento dos portões: 12h
Início das provas: 12h30
Saída sem caderno de questões: a partir das 14h30
Saída com caderno de questões: a partir das 17h30
Término das provas: 18h
No primeiro dia, os estudantes precisavam redigir a redação e resolver questões de linguagens e ciências humanas. Já nesta segunda etapa, o desafio é responder 90 perguntas de matemática, física, química e biologia, em um tempo de 5 horas.
Maria Elisa Bastos, de 15 anos, e a avó, Maria Bastos
Victória Oliveira/g1
Maria Elisa Bastos, de 15 anos, é ‘treineira’ e chegou com antecedência para o segundo dia da prova, acompanhada da avó, Maria Bastos, que presta apoio para a neta. Segundo a família, a estudante confundiu o horário do Enem no primeiro dia e chegou em cima da hora.
“Já venho me preparando, mas agora estou bem nervosa. Acho importante treinar agora para ter experiência e poder se planejar melhor para quando estiver valendo. Darei o meu melhor”, ressaltou.
Natascha Mendiola Andrejewski, de 17 anos, pretende cursar medicina veterinária
Victória Oliveira/g1
A estudante Natascha Mendiola Andrejewski, de 17 anos, contou ao g1 que pretende cursar medicina veterinária e que hoje é o dia mais difícil da prova.
“Estou bem nervosa para a prova de matemática e também tenho que tirar uma boa pontuação nas questões de biologia, pois é a nota de peso para o que eu quero cursar”, pontuou.
Em Mato Grosso, aproximadamente 63 mil pessoas se inscreveram para participar do Enem neste ano, no entanto, no primeiro dia, mais de 19 mil candidatos não compareceram aos locais de prova.
2º dia de Enem: é melhor ‘chutar’ ou deixar em branco? Onde fazer as contas? Pode usar lápis? Tire dúvidas
O que levar para a prova?
Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017;
Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto nº 9.277, de 5 de fevereiro de 2018;
Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe que por lei tenha validade como documento de identidade;
Passaporte;
Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997.
Além disso, serão aceitos documentos digitais como e-Título, CNH digital e RG digital, apresentados nos respectivos aplicativos oficiais, não sendo aceitas capturas de tela.
Fonte: G1 Read More