No Pará, mais de 220 mil candidatos inscritos no Enem são aguardados para realização da primeira etapa da prova neste domingo (5). Enem 2023: fechamento dos portões da UFPA, em Belém
A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 mobiliza mais de 220 mil candidatos inscritos no Pará. Neste domingo (5), desde às 10h, já haviam alunos em frente aos portões da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Belém. Mas há quem tenha chegado de última hora e acabou ficando de fora da oportunidade de prestar o Enem este ano.
Candidatos chegam cedo à UFPA para a prova do Enem 2023: ‘trouxe até marmita. Vi essa dica no Tik Tok’
A reportagem do g1 Pará registrou uma candidata que chegou cerca de três minutos depois do anúncio de fechamento dos portões e foi proibida de ter entrar ao local de prova (Veja o vídeo acima). Por volta de 13h01, os acessos começaram a ser fechados. O carro que trazia a aluna chegou por volta de 13h04. Apesar de pessoas que viam a cena terem prestado solidariedade e pedido que fosse permitida a entrada da mulher, não houve acordo, e ela voltou ao carro para ir embora.
Apoio aos candidatos
Thelma Cunha, 53 anos, trouxe de casa uma cadeira de praia para sentar e poder aguardar o filho, de 18 anos, que faz Enem na UFPA, em busca da vaga no curso de Geologia.
Marcus Passos/g1 Pará
Thelma Cunha, 53 anos, trouxe de casa uma cadeira de praia para sentar e poder aguardar o filho, de 18 anos, que faz Enem na UFPA, em busca da vaga no curso de Geologia. “Ano passado, o pai dele que veio acompanhar, mas esse ano sou eu. O coração de mãe fica bem acelerado, mas com toda a fé que, se Deus quiser, ele vai conseguir”, diz Thelma, segurando um terço que usa nas orações pela aprovação do filho.
Terezinha da Silva Pessoa, de 75, vai esperar a neta até o fim da prova, na UFPA, e trouxe consigo fitilhos de promessa à Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia.
Marcus Passos/g1 Pará
Terezinha da Silva Pessoa, de 75, vai esperar a neta até o fim da prova e trouxe consigo fitilhos de promessa à Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia. “Sou católica. Então hoje eu estou apegada à fé. Estou dando trabalho pra Nazinha”, brinca. Ela conta que vai a neta busca por vaga no curso de nutrição, e faz Enem pela primeira vez este ano. “Vim para apoiá-la. Isso é importante”.
Etapas do Enem
O Enem 2023 será realizado em duas etapas. No primeiro domingo (5), os estudantes responderão questões correspondentes a:
Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação, bem como História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Já a segunda fase, realizada no domingo (12) as seguintes questões são realizadas:
Redação, matemática, biologia, física e química.
Fonte: G1