No Maranhão 165.771 candidatos estão aptos a participar do exame, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Enem – Webstory
Shutterstock
O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 acontece neste domingo (5) em todo o país. No Maranhão 165.771 candidatos estão aptos a participar do exame, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O estado do Maranhão registrou um crescimento de 26,6% no número de inscritos nesta edição, se comparado a edição de 2022, que teve 130.942 candidatos inscritos. Neste domingo os candidatos responderão 45 questões de linguagens, sendo 40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol, 45 questões de ciências humanas e mais redação.
A abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h. O início das provas acontecerá às 13h30 e o término às 19h. O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
Locais de prova
O local de prova está disponível no cartão de confirmação do participante, que pode ser acessado pela Página do Participante.
Diversos candidatos têm estranhado a distância entre o local onde moram e o lugar onde farão a prova – pela regra definida, não pode ultrapassar 30 km. O Inep afirma que já cobrou a revisão dos critérios adotados pela empresa contratada para fazer a aplicação e que irá resolver a situação. Veja aqui o que fazer se tiver dúvidas sobre o local de provas.
O que levar no dia da prova
RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
Álcool em gel;
Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
Cartão de confirmação de inscrição;
Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.
Dica: Como são cinco horas e meia de exame, é recomendado que o candidato vá com uma roupa confortável e calçados que não apertem.
Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
e-Título,
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
RG Digital.
Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
O que não levar no dia prova
Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.
A partir das 13h (horário de Brasília), é permitido ir ao banheiro, mas desde que acompanhado pelo fiscal.
Transporte público gratuito durante Enem em São Luís
Transporte público será gratuito em dias de Enem em São Luís
Alessandra Rodrigues/Grupo Mirante
Estudantes de São Luís que realizarem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão transporte público gratuito neste domingo (5) e na segunda data da prova, que acontece no próximo dia 12 de novembro, na capital.
A medida foi anunciada pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), na última terça-feira (31). Para utilização do benefício, o estudante deverá apenas apresentar seu cartão estudante para a liberação das catracas.
A gratuidade do transporte público abrange diversas linhas de ônibus que atendem toda a cidade. A iniciativa visa facilitar o acesso dos candidatos aos locais de prova.
Fonte: G1 Read More