Prova será aplicada no domingo (29). Confira dicas importantes dos professores do colégio Oficina do Estudante para mandar bem no vestibular. Vestibulou: transmissão ao vivo tirou dúvidas de estudantes sobre 1ª fase da Unicamp
Rodrigo Zeida/EPTV
Da sociologia à física, a transmissão ao vivo do g1 sobre os principais temas que podem ser cobrados na 1ª fase do Vestibular 2024 da Unicamp tirou dúvidas dos estudantes e trouxe a perspectiva de professores sobre questões mais comuns. A prova será aplicada no domingo (29).
📲 Estudando para o vestibular? Entre na comunidade e acompanhe as principais notícias sobre as provas
👇 Abaixo, separamos alguns dos principais destaques e dicas importantes dos professores do colégio Oficina do Estudante para mandar bem no vestibular. Clique na disciplina para ver:
Sociologia e filosofia
Matemática
Língua portuguesa e literatura
Física
O plantão tira-dúvidas faz parte do projeto “Vestibulou”, lançado em setembro pela EPTV, afiliada da TV Globo no interior de São Paulo, e que conta com conteúdos nas páginas do g1 das regiões de Campinas, São Carlos, Piracicaba e Ribeirão Preto.
Sociologia e filosofia
Neste ano, a primeira fase da Unicamp conta com mais questões de humanas e menos de ciências da natureza, área que engloba as disciplinas de física, química e biologia. Mas, além dos números, o que isso significa para quem está concorrendo uma vaga na Unicamp?
Para o professor de filosofia Henrique Morele, os vestibulandos podem esperar uma articulação as ideias dos filósofos e sociólogos à luz das atualidades. “O que aconteceu pelo menos até o primeiro semestre vai servir como pano de fundo, como motivação para elaboração das provas”.
Em relação aos autores que devem aparecer na prova, Morele resumiu em uma palavra: “clássicos”. “Não vai ser surpresa se a gente encontrar o nome de um Platão, ou de um Aristóteles, por exemplo, e nomes do mundo moderno, como Descartes, Maquiavel e Thomas Hobbes”, disse.
‘Vestibulou’: professor de filosofia conta quem são os autores que podem cair na 1ª fase
E o que #VaiCair? O professor foi categórico em dizer que, com certeza, a democracia estará em pauta.
“É legal entender ou lembrar, pelo menos, o que Platão e Aristóteles achavam da democracia, e também pensar a democracia não só pelo autor clássico, mas também pelos temas da atualidade. Pensar, por exemplo, a democracia a partir das suas fragilidades, não das suas idealidades”, destacou.
‘Vestibulou’: professor de filosofia diz que democracia é o tema com mais chance de cair
Matemática
Ame ou odeie. A verdade é que, para garantir um bom desempenho no vestibular, é preciso fazer as pazes com a matemática. Para o professor Mário Fernandes, o segredo é “quebrar o bloqueio” e focar em alguns assuntos centrais, como relações entre ângulos retângulos e leis de seno e cosseno.
“Fora isso, semelhança. Semelhança de triângulos é algo sempre possível, muito interessante e, inclusive, facilmente contextualizado. A gente não pode deixar de pensar na hora de encontrar uma questão de geometria”, destacou.
LEIA TAMBÉM:
Conheça as fórmulas matemáticas do meme ‘Nazaré confusa’ e saiba se elas podem cair nos vestibulares
Outra dica importante é garantir que a base matemática esteja bem fundamentada, já que as questões da disciplina podem estar mais complexas neste ano. “Essa base passa por potenciação, propriedades de potenciação, radiciação, produtos notáveis, fatoração”, explicou.
‘Vestibulou’: questões de matemática podem estar mais complexas neste ano
E o que #VaiCair? Para Fernandes, uma coisa é certa: a prova abordará funções, especialmente as de 1º e 2º graus, exponenciais e trigonométricas.
“A função é um elemento muito importante da matemática, facilmente contextualizado, apesar de ser um assunto extremamente abstrato, e a Unicamp, ano passado, cobrou muita função na prova dela. Foram cinco questões de funções”.
‘Vestibulou’: professor diz que relação de triângulos pode cair na prova de domingo
Língua portuguesa e literatura
Na área de língua portuguesa e literatura, o professor André Barbosa destacou o aspecto integrado da prova, que desde o anos 1980 cobra a interdisciplinaridade, ou seja, a relação entre conteúdos. “A gente não pode enxergar a língua portuguesa, e as linguagens em geral, de maneira isolada”, pontuou.
“A língua portuguesa não é só uma disciplina dentro de todas as outras 72 questões da prova, mas uma ferramenta para compreender todas as demais. Isso é fundamental não só na Unicamp, como nos grandes vestibulares como um todo”.
Em relação à presença de obras que não têm origem em língua portuguesa na lista de leituras obrigatórias, Barbosa frisou que as questões abordadas não devem ser linguísticas, mas sim históricas e contextuais.
LEIA TAMBÉM:
Saiba por que a Unicamp terá pela 1ª vez nos vestibulares obras escritas em outros idiomas além do português
“O aluno tem que prestar atenção a certas simbologias que apareçam aqui em relação a certos comportamentos humanos e, sobretudo, em relação ao contato entre personagens fictícias e personagens históricas”, disse o professor.
‘Vestibulou’: professor de português comenta sobre livros e autores obrigatórios
E o que #VaiCair? Por não ser uma prova tradicional em gramática, o estudante deve ficar atento em linguagens e textos visuais, ou seja, os textos que não usam necessariamente as palavras escritas.
“Não espere questões de gramática pura. São aquelas questões que lembram muito a primeira fase da Fuvest, que é um dos outros três grandes vestibulares paulistas. A Unicamp não tem essa pegada tradicionalista em gramática”.
Física
Se você pensa que as questões de língua portuguesa são as únicas que precisam de interpretação, pense duas vezes. Segundo o professor de física Wander Azanha, a dica mais importante é ler os textos iniciais com atenção.
“Se você ler as questões separadamente, parece que elas não têm nexo, mas aquele texto inicial, que às vezes o aluno não quer ler porque está com pressa, ele te leva a duas ou três questões. O que pode acontecer é que as duas questões na sequência não se relacionam, são de tópicos diferentes”.
‘Vestibulou’: professor de física explica sobre interpretação nas questões
E o que #VaiCair? Outro ponto importante é estar atento às questões de física moderna, que aborda a interação entre átomos.
“Eu acredito que a Unicamp, quando cobrar isso, e eu acredito que vai cair, vai dar a equação. A equação de Einstein para energia, a equação de energia com frequência. O que o aluno tem que prestar atenção: ligar essas equações e transformá-las com as unidades corretas”, disse Azanha.
‘Vestibulou’: professor explica que física moderna pode cair na prova
Vestibular da Unicamp 📝
Em busca de realizar o sonho da graduação, 64.705 estudantes disputam, no dia 29 de outubro, a 1ª fase do Vestibular 2024 da Unicamp. Neste ano, a universidade oferece 2.540 vagas em 69 cursos superiores.
No g1 você pode conferir quais são as principais datas, onde as provas serão aplicadas, como as questões serão distribuídas, o que mudou nos temas abordados, quais são as obras obrigatórias e quais os cursos mais concorridos.
Confira clicando aqui!
O que é o Vestibulou? 🎓
O projeto, realizado pela EPTV, oferece conteúdos multiplataforma aos vestibulandos por meio da TV, do rádio e da internet. Isso inclui dicas, informações sobre datas importantes, listas e reportagens especiais de temáticas que podem ser cobradas nos exames.
Para ficar mais próximo dos estudantes, o Vestibulou conta com uma comunidade no WhatsApp. Lá, há dicas de estudo, lembretes, e avisos para que os estudantes não percam nada do que está acontecendo. Para participar, basta clicar neste link.
Vestibular Unicamp 2024: tudo que você precisa saber sobre a prova
VÍDEOS: veja destaques do plantão tira-dúvidas
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Fonte: G1 Read More