Objetivo é que estudantes façam associações para entenderem melhor os conceitos. Jean Silva também dá dicas para hora de fazer prova. Professor explica energia potencial e cinética durante experimento em SC
Bolhas de sabão, bolas de basquete, cabo de guerra, galão de água e músicas da banda de rock Pink Floyd. Estas são algumas das estratégias do professor de física Jean Silva para criar o que ele chama de “gatilhos positivos”, para que os alunos façam associações e entendam melhor os conteúdos em momentos como o do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Ele tem 48 anos, dá aulas há 26 e atualmente trabalha em Florianópolis e Criciúma, no Sul de Santa Catarina. Com a aproximação do Enem, ele também dá dicas de como se preparar e fazer uma boa prova.
Descomplicando a física
Professor Jean Silva usa bolas de basquete e tênis em explicação sobre energia potencial e cinética
Reprodução/Redes sociais
Como ensinar uma matéria que muitos consideram complicada? “Existe esse preconceito, que física é difícil, mas eu penso que dá para tentar mostrar a física de um jeito diferente”, disse Silva.
“Eu vejo alguns colegas, quando vão começar a trabalhar algum conceito de física, a primeira coisa que eles colocam no quadro é uma fórmula. E as pessoas associam que a física tem que conhecer as fórmulas”, declarou. Apesar de destacar que a matemática é muito importante na matéria, ele escolheu trabalhar de outra forma.
“Na escola, quando eu vou começar um conceito, eu sempre gosto de criar um gatilho. Que seja um experimento legal, uma atividade na quadra, uma história bem contada. Usar uma metodologia ativa bem feita para criar um gatilho para depois, quando eu for modelizar isso no quadro, eu sempre usar esse gatilho de forma positiva”.
Desse conceito, saíram aulas em que ele usou bolas de basquete e tênis na quadra para explicar energia potencial e cinética (assista no vídeo acima), álcool e um galão de água vazio para falar sobre pressão e cabo de guerra para falar sobre atrito, por exemplo.
“Gosto de cotidiano. Esta semana a parte da óptica, interferência da onda, vou levá-los para a quadra para fazer bolhas de sabão. Eu vou parar, vou explicar as coisas. Esse momento diferente eles nunca mais vão esquecer”.
Professor explica sobre pressão usando experimento em sala de aula de SC
Ele contou que começou a pensar nos experimentos após participar mais ativamente das redes sociais.
“Tem a ver também com eu querer começar a criar conteúdo para o Instagram. Aí eu tive que começar a pensar em fazer aulas diferentes. E isso foi melhorando as aulas. A coisa foi melhorando e hoje está maravilhoso”, resumiu.
Enem
“Resolver a prova do Enem é diferente de outra prova, tem suas habilidades, é diferenciada”, disse o professor. Ele dá algumas dicas para fazer um bom exame:
📝Faça simulados
👨🦱👩Se alguém que você confia, como o pai ou a mãe, puder levá-lo ao local de prova, aceite. Isso é acolhimento
🖊️🖊️Leve, no mínimo, duas canetas
⌚Chegue cedo ao local de prova
⚠️ Leia a prova e preste atenção nos verbos
⏱️Faça um cronograma de tempo para a prova
☑️Comece com as questões mais fáceis. Segundo o professor, elas aumentam a nota e valem mais porque as pessoas as acertam mais
❌Use a técnica de eliminação quando tiver dúvidas
📃Preencha toda a prova
Para os próprios alunos, o professor também faz preparações. “A gente faz aulões, revisões, para enchê-los de autoconfiança, além de acolher os alunos nesse final e levá-los até o último instante para fazer a prova”.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Fonte: G1 Read More