Na manhã desta quarta-feira (31), candidatos reclamaram de demora na divulgação do resultado e de erro e instabilidade no site. Programa vai distribuir 243.850 bolsas em instituições privadas. A divulgação dos pré-aprovados na primeira chamada do Prouni 2/2024 estava prevista em edital para 31 de julho.
Luana Silva/g1
O resultado da 1ª chamada da edição do Prouni para o 2º semestre de 2024 já está disponível. A divulgação da lista de pré-aprovados aconteceu na noite desta quarta-feira (31), como previso em edital, mas não sem problemas.
Na manhã desta quarta, muitos candidatos usaram as redes sociais para reclamar de um erro na página de consulta dos resultados. Apesar de o site ter disponibilizado um botão que direcionaria ao resultado, a lista de pré-aprovados ainda não estava disponível. Com isso, a página não carregava.
O g1 chegou a procurar o Ministério da Educação (MEC) para entender se o botão de consulta havia ficado disponível antes da hora. A pasta não comentou imediatamente e desativou a opção de consulta, que só voltou a ficar disponível após a divulgação do resultado.
Página do Prouni no site Acesso Único removeu botão de consulta.
Reprodução
Para consultar o resultado, o candidato deve acessar o site https://acessounico.mec.gov.br/prouni utilizando o login Gov.br, composto pelo CPF do usuário e senha pessoal.
Sobre o Prouni
📆 O que é o Prouni? Por meio do Programa Universidade Para Todos, candidatos de baixa renda utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pleitear bolsas de estudo parciais e integrais em instituições de ensino superior privadas.
📆 Quando as inscrições terminaram? A etapa de inscrição terminou em 26 de julho.
📆 O que significa ser “pré-selecionado”? Não estranhe: o sistema do Prouni não chama ninguém de “aprovado” logo de cara. A nomenclatura usada é “pré-selecionado”, porque ainda haverá as etapas de:
verificação de documentos, para comprovar o que foi informado no ato da inscrição (como renda familiar);
provas adicionais (apenas em universidades que implementam essa fase extra, com a exigência de que informem aos alunos os detalhes do processo em no máximo 24 horas após a divulgação dos resultados);
formação de turmas (é preciso que haja um número mínimo de matriculados no curso para que a turma exista). Se não isso acontecer, o candidato do Prouni será reprovado.
📈Quem não foi pré-selecionado ainda tem chance? Sim. Ainda será publicada uma segunda chamada em 20 de agosto. Caso o aluno novamente seja reprovado, ele pode manifestar interesse em concorrer à lista de espera, na qual as instituições de ensino convocam candidatos para preencher bolsas não ocupadas.
📈 Quais são os critérios de desempate? No caso de notas idênticas na média aritmética das notas do Enem, o desempate entre os candidatos será determinado de acordo com a seguinte ordem de critérios:
Maior nota na prova de redação.
Maior nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias.
Maior nota na prova de matemática e suas tecnologias.
Maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias.
Maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias.
📅 Datas do ProUni 2024 do 2º semestre
Inscrições: 23 a 26 de julho
Resultado da primeira chamada: 31 de julho
Resultado da segunda chamada: 20 de agosto
Manifestação de interesse na lista de espera: 9 e 10 de setembro
Resultado da lista de espera: 13 de setembro
📚 Quem pôde se inscrever
Pôde se inscrever o candidato que realizou o Enem 2022 ou 2023 e obteve média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação.
Além disso, era preciso atender a pelo menos um dos pontos abaixo:
Ter cursado o ensino médio em escola pública ou privada, sem diploma de educação superior; ou
Ser uma pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação, também sem ter feito graduação; ou
Exercer a função de professor da rede pública de ensino (exclusivamente para quem busca cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica).
Total de vagas e distribuição por UF
A edição do Prouni do 2º semestre de 2024 vai distribuir um total de 243.850 bolsas, sendo 170.319 integrais (100%) e 73.531 parciais (50%).
Participam desta edição do programa 901 instituições privadas de ensino superior, com 367 cursos.
Número de bolsas ofertadas por UF
VÍDEOS DE EDUCAÇÃO
Fonte: G1 Read More