Pela primeira vez, programa terá apenas uma edição no ano. Candidatos que não foram aprovados na 1ª chamada e ainda desejam participar do processo seletivo precisam manifestar interesse na vaga pelo site. Página do MEC mostra a lista de selecionados na chamada regular do SISU 2024.
Reprodução
Os inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 que não foram aprovados em nenhuma das opções de curso na primeira chamada, divulgada (com atraso) em 31 de janeiro, têm até esta quarta-feira (7) para participar da lista de espera, afirma o Ministério da Educação (MEC).
✏️Como fazer? É preciso entrar em https://acessounico.mec.gov.br/sisu, digitar os dados de login e manifestar interesse em concorrer a uma vaga na 1ª OU na 2ª opção de curso marcada na inscrição.
✏️Quando sairão os resultados? O calendário depende de cada universidade. E são as próprias instituições de ensino que ficam encarregadas de divulgar o resultado da lista de espera.
✏️Para que serve o Sisu? Por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sisu seleciona candidatos para universidades públicas do país.
A publicação deveria ter sido feita na tarde de terça-feira (30), mas acabou adiada por problemas técnicos.
Turbulências na 1ª chamada: lista errada e frustração de candidatos
O MEC admitiu, na última sexta-feira (2), que os resultados do Sisu foram divulgados “de maneira indevida” na manhã de 30 de janeiro. Durante 25 minutos, as listas de aprovados que apareceram no site não estavam corretas, afirmou a pasta ao g1.
A página do Sisu saiu do ar logo em seguida e foi republicada em 31 de janeiro, com as classificações definitivas e diferentes das já exibidas na véspera. Com isso, candidatos que chegaram a comemorar a aprovação na universidade descobriram que “perderam” a vaga.
“O que houve foi uma divulgação indevida de resultados provisórios, ainda não homologados, durante 25 minutos da manhã do dia 30 de janeiro. A ocorrência está sendo rigorosamente apurada”, disse o MEC.
LEIA TAMBÉM:
‘JÁ TINHA COMEMORADO NAS REDES’: Após falha no site do Sisu, aprovados ‘perdem’ vaga no dia seguinte
LISTA ERRADA DO SISU: MEC não havia terminado de analisar todas as categorias de cotas
Mudanças no Sisu 2024
📊 Neste ano, o programa trouxe duas mudanças importantes:
Apenas uma edição: haverá uma edição no ano, só agora em janeiro. Não ocorrerá mais o processo seletivo que era realizado no meio do ano.
As regras para a adesão por meio de cotas também mudaram (veja mais abaixo).
5 cuidados para tomar ao se inscrever no Sisu
🗓️ Datas do Sisu
Pela primeira vez, o Sistema de Seleção Unificada terá uma edição única. Com isso, a seleção de candidatos para o segundo semestre letivo de 2024 vai acontecer nas mesmas datas da seleção para o primeiro semestre.
Portanto, para todos que quiserem se candidatar a vagas em universidades públicas pelo Sisu neste ano, o cronograma será o seguinte:
Resultados da 1ª chamada: inicialmente previsto para 30 de janeiro de 2024, foi adiado para 31 de janeiro
Matrículas: 2 a 7 de fevereiro de 2024
Participação na lista de espera: manifestar interesse entre 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024
Resultado das listas de espera: datas serão definidas por cada universidade
➡️ Quem está apto a participar? Alunos que tenham feito o Enem 2023 e tirado nota acima de zero na redação. Treineiros não serão aceitos.
➡️ Posso escolher em qual semestre vou entrar na faculdade? Não. Caberá à universidade, por meio da ordem da lista de classificação de candidatos, selecionar quem estudará em cada semestre.
📝 Mudança nas cotas
O Sisu oferece vagas via Lei de Cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Mas, neste ano, foram anunciadas algumas mudanças para a candidatura a essas vagas:
Todos os candidatos concorrerão, primeiramente, às vagas de ampla concorrência.
Caso não alcancem as notas nesta modalidade e façam parte de algum dos grupos de cotas (os critérios são de raça e de renda), aí, sim, entrarão na disputa pelo benefício.
Com isso, se uma pessoa autodeclarada preta, por exemplo, tirar uma nota mais alta que a exigida na ampla concorrência, será aprovada na “lista geral” e não tirará a vaga de um cotista com desempenho mais baixo.
Até o Sisu 2023, quem tinha direito às cotas já participava, desde o início, de uma classificação à parte, separada da ampla concorrência.
📌 Total de vagas do Sisu
Neste ano, o Sisu contará com 264.181 vagas, distribuídas entre 6.827 cursos de 127 instituições de educação superior. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lidera a lista com 9.240 vagas.
Quantitativo de vagas por instituição
Vídeos
Sisu: Após candidatos perderem vaga, MEC admite ‘divulgação indevida de resultados’
Neste ano, o r terá apenas uma edição — só em janeiro, sem o processo seletivo que usualmente ocorre no meio do ano.
Fonte: G1 Read More