Pais e os dois irmãos acompanharam a jovem Rafaela Dantas, de 18 anos, ao local de provas em Campinas (SP), neste domingo (3). Estudante busca vaga no curso de engenharia mecânica. Pais e irmãos foram apoiar a jovem Rafaela Dantas, de 18 anos, na disputa da 2ª fase do vestibular 2024 da Unicamp, neste domingo (3), em Campinas (SP)
Bárbara Marques
Em meio a uma multidão de estudantes a caminho do primeiro dia da 2ª fase do vestibular 2024 da Unicamp, em Campinas (SP), uma cena chamou atenção neste domingo (3): uma jovem “escoltada” em peso pela família. Rafaela Dantas, de 18 anos, ganhou o apoio dos pais e dois irmãos em um momento importante da vida, e valorizou a presença: “Dá uma confiança”, disse.
“É muito importante [a presença deles], sei que independente do resultado, eles vão estar lá para me apoiar, para me ajudar”, destacou.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Rafaela é uma entre os 13,4 mil estudantes classificados para esta 2ª fase, com provas neste domingo e segunda (4).
Ela busca uma vaga no curso de engenharia mecânica, profissão escolhida depois de visitar o evento na própria universidade. “Eu conheci o pessoal de lá, eu gostei muito da vibe, da energia, e aí eu decidi fazer o curso”, explica.
Com maior facilidade na área de exatas, ela disse que batalhou bastante no estudo durante todo o ano, com o cursinho, e reforçou os trabalhos depois da primeira fase. A expectativa neste primeiro dia é pela redação. “Espero que dê tudo certo”.
Já inseridos
Alguns candidatos que prestam a 2ª fase do vestibular 2024 da Unicamp já estão inseridos na área de interesse. São os casos do Rafael Bellinelli e da Ludmila Passos, ambos com 18 anos.
A jovem trabalha num bosque com o manejo de animais e enriquecimento ambiental, e busca vaga em biologia. Além disso, ela tem o desejo de dar aulas na área.
“Tenho alguns professores que me inspiraram, inclusive um dos biólogos chefes do bosque e um que foi meu professor de biologia e me abriu vários caminhos”, diz Ludmila.
Unicamp 2024: Rafael e Ludmila disputam a 2ª fase do vestibular 2024 e buscam vagas em áreas que já estão inseridos profissionalmente
Bárbara Marques
Já Rafael é um dos que buscam vaga no curso de ciência da computação, um dos mais concorridos da 1ª fase. Ele possui ensino técnico na área e trabalha na parte de segurança em nuvem de uma empresa no setor de alimentação.
“Dei meu máximo esses últimos meses aí. Na primeira fase foi um pouco complicado, foi por pouco, mas deu certo. E agora estamos aí para a segunda”, completou.
2ª Fase
Estão em disputa 2.537 vagas em 69 cursos de graduação na Unicamp, que possui campi em Campinas (SP), Limeira (SP) e Piracicaba (SP).
A segunda etapa do vestibular é composta por questões dissertativas e é dividida em dois dias.
Neste domingo (3):
Prova de Redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta);
Prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com seis questões;
Prova interdisciplinar com duas questões de língua inglesa e duas questões interdisciplinares de Ciências da Natureza.
Nesta segunda-feira (4)
Comum a todos os candidatos: Prova de Matemática: com seis questões para os cursos das áreas de Ciências Exatas/Tecnológicas; quatro questões para os cursos das áreas de Ciências Biológicas/Saúde e quatro questões para os cursos das áreas de Ciências Humanas/Artes. Prova Interdisciplinar: com duas questões interdisciplinares de Ciências Humanas.
Candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: prova de Biologia com oito questões e prova de Química, com seis questões.
Candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: prova de Física, com seis questões e prova de Química, com seis questões.
Candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: prova de Geografia, com seis questões; prova de História, com seis questões; prova de Filosofia, com uma questão e prova de Sociologia, com uma questão.
Portões da Unip, um dos locais de aplicação das provas da 2ª fase do vestibular 2024 da Unicamp, neste domingo (3), fechados às 13h
Bárbara Marques
Cidades onde a 2ª fase é aplicada
Campinas
Bauru
Guarulhos
Jundiaí
Limeira
Mogi Guaçu
Osasco
Piracicaba
Presidente Prudente
Ribeirão Preto
Santo André
Santos
São Carlos
São José do Rio Preto
São José dos Campos
Sorocaba
Belo Horizonte
Brasília
Curitiba
Fortaleza
Salvador
São Paulo
Vista aérea do campus da Unicamp, em Campinas (SP)
Reprodução/EPTV
Como foi a 1ª fase?
De acordo com a Comvest, 60.241 candidatos fizeram a prova da 1ª fase da Unicamp 2024.
Confira aprovados na 1ª fase do vestibular
A abstenção foi a menor dos últimos 10 anos. A comissão organizadora informou que 6,9% dos inscritos não compareceram para fazer a prova.
Inteligência artificial, racismo, reflexo da colonização nos indígenas, música brasileira sob o regime militar e uso de anabolizantes estão entre os temas abordados na 1ª fase da Unicamp.
LEIA MAIS
Unicamp 2024: vestibular tem alta em candidatos pretos e pardos, de escola pública e optantes por cotas
Unicamp 2024: cresce número de inscritos fora de SP; veja quais cidades puxam alta
Unicamp: saiba quais são os 10 cursos mais concorridos no vestibular 2024
Próximas etapas
7 e 9 de dezembro: Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança. Locais disponíveis no site da Comvest;
29 de janeiro: primeira chamada de aprovados;
30 e 31 de janeiro: convocados deverão efetivar a matrícula online (não presencial) pela página eletrônica da Comvest.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Fonte: G1 Read More