O desafio deste domingo é ‘dar conta’ das 90 questões de matemática, física, química e biologia, em 5 horas. Os portões de todos os locais que realizam o segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fecharam em Mato Grosso, às 12h. O teste pode começar a ser respondido pelos candidatos às 12h30. O desafio deste domingo é ‘dar conta’ das 90 questões de matemática, física, química e biologia, em 5 horas.
Em Mato Grosso, aproximadamente 63 mil pessoas se inscreveram para participar do Enem neste ano, no entanto, no primeiro dia, mais de 19 mil candidatos não compareceram aos locais de prova.
Os candidatos podem sair a partir das 14h30, mas sem caderno de questões. Só poderar sair com a prova em mãos a partir das 17h. Já o encerramento do teste é às 17h30.
Lideilma Maria Saraiva Silva é professora há 15 anos e ajuda alunos na preparação para o Enem
Victória Oliveira/g1
A professora Lideilma Maria Saraiva Silva, que fez trabalhos motivacionais com os alunos durante a pandemia, se emocionou ao recepcionar os alunos e prestar apoio a eles na porta de um dos locais de prova em Cuiabá.
“Esses alunos enfrentaram muitas coisas, inclusive a pandemia, e hoje é um dia de superação. Fico muito emocionada, pois essa é a escolha que fiz para a minha vida. Eu amo ser professora e me dedico para isso há 15 anos, pois acredito que posso ajudar a transformar a vida deles”, declarou.
🧐Como usar a nota do Enem?
As notas do Enem 2023 podem garantir vaga em instituição de ensino superior pública ou privada brasileiras e até em faculdades fora do país. Confira como podem ser utilizada em cada situação.
Sisu: O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o meio pelo qual o Ministério da Educação (MEC) seleciona estudantes para vagas em cursos de ensino superior de instituições públicas. Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa estar dentro da nota de corte do curso em questão, ou seja, precisa ter obtido uma nota igual ou maior à nota mínima definida para aquele curso.
Prouni: O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Ministério da Educação que oferece bolsas integrais e parciais em faculdades particulares.
Fies: O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que paga parte das mensalidades de estudantes em universidades e faculdades privadas, com a contrapartida de os beneficiários quitarem o financiamento após a formatura. O crédito pode cobrir total ou parcialmente a mensalidade do curso. Para se inscrever, é preciso ter feito o Enem.
Instituições privadas: Muitas instituições de ensino superior também oferecem desconto nas mensalidades usando a nota do Enem. Geralmente, o candidato não precisa prestar um vestibular próprio da universidade. O ideal é procurar a instituição para saber se oferecem bolsas e descontos conforme a nota no exame e quais são os requisitos.
Universidades internacionais: O Ministério da Educação possui acordo com algumas instituições em países como Portugal, Inglaterra, França, Irlanda e Canadá, que aceitam o Enem no seu processo seletivo. Em alguns casos, a instituição pode exigir que o interessado passe pelo processo seletivo local. É preciso pesquisar diretamente no site das universidades.
Fonte: G1 Read More