Sonia Brito, de 51 anos tenta pela segunda vez entrar no curso de engenharia de alimentos na rede pública. Sonia Brito, a filha e sua professora do cursinho municipal
Acervo Pessoal
Sonia Brito, de 51 anos, uma mãe de dois filhos e que sempre lutou para criá-los, hoje se esforça para realizar um sonho pessoal que é entrar no ensino superior e se formar no curso de engenharia de alimentos. A estudante vem se dedicando há 2 anos e com o apoio da filha, acredita que deve conseguir uma vaga na tão sonhada universidade.
“Minha filha passou em psicologia e me deu muito orgulho, porque ela fez uma cirurgia antecedendo o Enem e mesmo assim, com todas nossas dificuldades ,ela passou. Ela me motiva e me incentiva todos os dias, seja em pequenos gestos ou palavras e isso não tem preço”, contou Sonia.
A paraense, moradora do município de Marituba, na Grande Belém, e estudante do cursinho municipal, conta que enfrentou muitas batalhas até retornar aos estudos. Em 2022, Sonia perdeu o emprego e os dois filhos precisaram realizar uma cirurgia, por conta de uma doença rara.
Sonia e o filho durante internação para operação nos ossos
Acervo Pessoal
Apesar de todo o transtorno, a estudante tem focado nos conteúdos que devem cair no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e trabalhado os seus pontos fracos, para assim ter um bom resultado nas provas.
“Sou uma mulher mais velhas, mas no cursinho municipal não fazem distinção de idade e sempre tem um cuidado e uma disponibilidade em ajudar das mais diversas formas. São essas pequenas atitudes que nos incentivam a mesmo com as dificuldades prosseguir”, detalhou a estudante
Veja ainda
Estudante autista que sonha entrar na universidade é atacado pelo próprio cachorro a caminho do Enem, no Pará
A 400 km de distância: candidata do Pará é lotada para fazer prova do Enem no Maranhão: ‘É revoltante!’
Estudante autista tenta realizar sonho de entrar na universidade no PA pelo Enem: ‘pessoas com deficiência nunca devem desistir. Somos capazes’
Superação
Durante seu período desempregada, Sonia trabalhou em diversas áreas para manter o financeiro em dia e garantir o alimentos para os filhos. A paraense realizou faxina em residências de amigos e chegou a vender sanduíches no intervalo do cursinho para não precisar desistir dos estudos.
O trabalho e dedicação foram recompensados, no inicio de 2023 a filha de Sonia, conseguiu passar no vestibular através de uma boa nota no Enem, entrando no curso de psicologia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Para Sonia, a aprovação foi o resultado que ela merecia para se inspirar também.
Filha de Sonia comemorando a aprovação no vestibuilar
Acervo Pessoal
“Sonhar é muito bom, mas ir realizando nossos sonhos dia a dia com atitudes certas é o faz toda a diferença. Não importa a idade, sonhar é permitido a todos, a diferença é que alguns só ficam nos sonhos, e outros como eu, vão em busca de realiza-los”, comentou alegre.
Os filhos de Sonia herdaram de seu falecido marido, uma doença rara chamada “Osteocondromatose”, que se caracteriza pelo fragilidade do osso, resultando danos durante seu processo de crescimento. Apesar da condição, os dois se esforçam bastante para sempre ajudar e motivar a mãe.
“Eu amo estudar, ler e tenho sede de conhecimento, e além das minhas vivências, a universidade me trará uma base de conhecimento e me abrira um leque de oportunidades” finaliza Sonia. A candidata realiza neste domingo (12) a segunda parte do processo e torce para se manter bastante tranquila.
Leia também
UEPA prorroga inscrições do Prosel 2024; saiba como participar
Enem 2023: Pará tem 29% de ausentes dos quase 230 mil inscritos no estado; saiba como pedir reaplicação
Enem 2023: estudantes na reta final focam na saúde mental e descanso para realização de uma boa prova
*Sob supervisão de Gil Sóter
MAIS VÍDEOS: com notícias do Pará:
Veja outras notícias do estado no g1 Pará
Fonte: G1 Read More