Em São Carlos (SP), quase 6 mil candidatos se inscreveram para o exame. Neste domingo (12), estudantes tiveram que resolver questões de matemática e ciências da natureza. Candidatos que prestaram o Enem em São Carlos falam sobre a prova
Esdras Pereira/g1
O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi realizado neste domingo (12). Sob um calor de 37º, os candidatos de São Carlos (SP) tiveram que resolver questões de matemática e ciências da natureza em um período de 5h.
📲 VESTIBULOU: clique aqui para entrar na comunidade do g1 sobre vestibular
Para tentar driblar o ‘bafo quente’ valeu de tudo: sentar perto da janela, looks fresquinhos, lavar o rosto durante a prova e muita hidratação!
Apesar de temida por muitos, teve candidato que achou a prova de exatas tranquila e declarou que fórmulas básicas, como ‘contas de padaria’, resolviam as questões. Confira abaixo as avaliações dos estudantes que fizeram a prova na Unicep.
VEJA TAMBÉM:
g1 traz gabarito EXTRAOFICIAL da prova
Veja como foi a cobertura do Enem em São Carlos
Conta de padaria
O estudante Augusto Sorrigotti de São Carlos
Esdras Pereira/g1
As questões de ciências da natureza e matemática foram menos desafiadoras que o calor de 37 graus desta tarde de domingo. Essa foi a avaliação de Augusto Sorrigotti, 22, sobre o segundo dia de Enem. “Fiz um terço da prova, aí fui no banheiro lavar o rosto. Dois terços, banheiro de novo para lavar o rosto”, comentou.
O que chamou a atenção dele foi a sala mais vazia. “50% faltaram”, contou. Sorrigotti já estuda Engenharia Agronômica e quer conseguir uma bolsa do Prouni.
Como o segundo dia trouxe temas mais relacionados à área que tem afinidade, ele foi sincero na análise da dificuldade.
“Mais interpretação, matemática básica mesmo. Aquela matemática que a gente chama de ‘conta de padaria'”, resumiu.
Quem estudou vai se dar bem!
A fisioterapeuta Eliara Campos em São Carlos
Esdras Pereira/g1
A fisioterapeuta Eliara Campos, 41, saiu bastante cansada do 2º dia. Tanto o primeiro quanto este domingo foram encarados por ela como verdadeiros testes de resistência. O calor, então, conseguiu complicar ainda mais o desafio. “Enchia a água e logo ficava morna. Agora já está até quente.”
À parte aos obstáculos da temperatura alta, ela considera que as questões estavam mais fáceis. “Não achei difícil, conceitos básicos de Química, Física. Quem estudou, reviu, vai se dar bem”, avaliou.
Esse é o 1º Enem dela que é uma ‘especialista’ em concursos, já tendo passado em três ao longo da vida. “Hoje tenho uma vida estabilizada, sou mãe de dois filhos. Vim fazer para, quem sabe, recomeçar”, disse ela, que sonha com o curso de Medicina.
Embora veja o exame como uma aposta, não nega que deve ficar ansiosa pelos resultados. “Vim sem pressão, mas vou ficar ansiosa até janeiro”.
Questões autoexplicativas
O estudante Leonardo Soares, em São Carlos
Esdras Pereira/g1
O estudante Leonardo Soares foi o primeiro a sair do segundo dia do Enem, na Unicep, em São Carlos.
Ele disse que prestou mais para conhecer a prova, já que recentemente conseguiu aprovação para Engenharia da Computação na própria Unicep.
Mesmo levando como um “teste”, preferiu o segundo dia, por achar mais tranquilo. “As questões estavam bem autoexplicativas.”
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias de educação no g1 São Carlos e Araraquara.
Fonte: G1 Read More