A auxiliar administrativa Maria José Ramos e a babá Flávia Lira se conheceram neste domingo (5), enquanto aguardavam as filhas sair da Unicap, no Centro do Recife. ENEM 2023 -DOMINGO (5) – RECIFE (PE) – Maria José Ramos (à esquerda) e Flávia Lira (direita) aguardavam as filhas saírem da prova, na Unicap
Artur Ferraz/g1
Além da determinação e do foco nos estudos, o apoio das mães foi outro aliado para alguns candidatos que fizeram, neste domingo (5), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, no Recife. Tão dedicadas quanto os filhos, elas ficaram do lado de fora dos locais de prova, esperando os estudantes concluírem a maratona de questões.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 PE no WhatsApp.
O g1 conversou com três mulheres que aguardavam na saída do Bloco G da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife. Todas contaram que ficaram na porta do prédio, a pedido das próprias filhas, para dar mais segurança às candidatas.
Entre elas, estavam a auxiliar administrativa Maria José Ramos Rodrigues e a babá Flávia da Conceição Lira. Ambas esperavam as filhas, que têm o mesmo nome e a mesma idade: Maria Beatriz, 17 anos.
“[A minha presença aqui] não deixa de ser um incentivo. Para ela saber que não está sozinha. Faço questão. […] Eu sou muito emotiva. Quando ela ia entrando, olhou para trás e eu, sozinha, com os olhos cheios de lágrimas”, disse Maria José.
As duas se conheceram neste domingo (5), enquanto esperavam as filhas. Flávia da Conceição contou que Maria Beatriz, caso seja aprovada para medicina, será a primeira pessoa da família a fazer um curso superior.
“Para mim, é importante estar com ela. Em todos os momentos, eu gosto quando a gente está junto. Aonde a gente for, sempre fica uma esperando pela outra”, afirmou Flávia.
AO VIVO: acompanhe a cobertura em tempo real do Enem no g1
Ainda de acordo com a babá, Maria Beatriz, que sempre estudou em escola pública, é “tudo” para ela. “Foi a pessoa que Deus me deu no momento mais difícil da minha vida, quando tive a perda da minha mãe. […] Ela é muito dedicada. Ela disse: ‘Mãezinha, não vai chorar'”, contou Flávia.
ENEM 2023 – DOMINGO (5) – RECIFE (PE) – A cabeleireira Cilene Ferreira esperou a filha sair da Unicap
Artur Ferraz/g1
Outra mãe que fez questão de ficar à espera da filha no local de prova foi a cabeleireira Cilene Ferreira. Júlia Ferreira, de 16 anos, quer estudar medicina e foi fazer a prova por experiência.
“Não abro mão desse momento com ela. E ela falou: ‘Você vai ficar lá embaixo me esperando?’ Eu disse: ‘Vou, sim'”, contou, rindo.
A cabeleireira acredita que a presença dela durante a prova ajuda a transmitir mais confiança. “Até pelo fato de ela ser tão novinha, 16 anos só. No começo, eu estava bem ansiosa, com o coração bem agitado, mas agora está tranquilo”, declarou Cilene.
Neste domingo (5), os testes são de linguagens (língua portuguesa, língua estrangeira: inglês ou espanhol), ciências humanas e redação. No dia 12 de novembro, são aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza (química, física e biologia).
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Fonte: G1 Read More