Thaynna Tawane Gomes Paurilho disse que segunda via do documento não chegou a tempo para o primeiro dia do exame, neste domingo (5). Candidata é eliminada da prova do Enem por estar sem carteira de identidade
Uma candidata que tentou fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foi eliminada da prova neste domingo (5) no Recife. Em entrevista à TV Globo, Thaynna Tawane Gomes Paurilho disse que foi desclassificada porque está, desde o mês passado, sem a carteira de identidade (veja vídeo acima).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 PE no WhatsApp.
A estudante estava inscrita para fazer a prova na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife. Ela contou que perdeu o documento em outubro e solicitou a segunda via, mas a nova carteira não foi entregue a tempo.
“Eu estou sem documento com foto e eles pediram a identidade, sendo que eu estou sem a segunda via. Eu solicitei, sendo que não chegou a tempo. [..] A minha chega nesta semana. Se não me engano, chega até quinta-feira (9)”, disse.
ENEM 2023 – DOMINGO (5) – RECIFE (PE) – Thaynna Tawane Gomes Paurilho foi eliminada da prova por estar sem o RG
Artur Ferraz/g1
Por isso, Thaynna levou ao local de prova a carteira de trabalho, a solicitação e o comprovante de pagamento da segunda via do RG. No entanto, a documentação não foi aceita pelos fiscais do exame e ela teve que deixar a sala sem fazer a prova.
“Eu até pedi para mostrar a carteira de trabalho digital, mas eles não aceitam, só a impressa normal. E eu também não tenho título [de eleitor], ai infelizmente eu não consegui fazer a prova. […] Eu perdi a identidade, aí eles perguntaram se eu tinha boletim de ocorrência, mas eu não fui roubada, então eu não fiz boletim de ocorrência”, contou Thaynna.
LEIA TAMBÉM:
Veja cobertura em tempo real do g1 neste primeiro dia do Enem
Mães esperam na calçada para filhas não se sentirem sozinhas
Show de samba anima candidatos em local de provas no Recife
A candidata disse, ainda, que deseja fazer o curso de direito e vai tentar de novo o Enem no próximo ano.
“Eu tô até cirurgiada aqui, por isso que eu estou até de óculos de sol porque eu fiz uma cirurgia no olho e fui fazer, mesmo assim, a prova porque é um sonho passar numa faculdade pública, dar orgulho à família. Infelizmente, eu não consegui. Vou deixar para o ano que vem”, declarou.
VÍDEO: candidato de muletas entra em local de prova no Recife no mesmo minuto em que portões são fechados
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Fonte: G1