Dados do “Education at a Glance 2023” mostram que 11% dos alunos do ensino médio com entre 15 e 19 anos estão matriculados em programas profissionais. Média dos países membros da OCDE é de 37%. Curso de Informática do IFPR Ponta Grossa integrado ao Ensino Médio
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O total de adolescentes e jovens matriculados na educação voltada para a formação profissional no Brasil é inferior à média verificada em um grupo de países que é referência em desenvolvimento humano e PIB per capita (produto interno bruto por habitante).
Os números brasileiros ficam abaixo do verificado entre os países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que divulgou nesta terça-feira (12) seu mais recente relatório “Education at a Glance 2023”.
A atual edição teve como foco o debate da “Vocational education and training (VET)”, conhecida no Brasil como Educação Profissional e Tecnológica (EPT):
🇧🇷 No Brasil: 11% dos alunos do ensino médio de 15 a 19 anos estão matriculados em programas profissionais (o percentual é o mesmo para jovens de 20 a 24 anos).
🌍 Nos países da OCDE: 37% dos alunos do ensino médio de 15 a 19 anos estão matriculados em programas profissionais, e 65% dos jovens de 20 a 24 anos.
“(O ensino profissionalizante é) importante e popular na maioria dos sistemas de ensino nos países da OCDE, com uma média de 44% dos estudantes do ensino médio matriculados em programas de formação profissional”, afirma o relatório da OCDE.
O relatório aponta que há um desafio mesmo entre os países com sistemas de ensino mais estruturados: fazer a integração da escola regular com a prática.
“Programas escolares e práticos combinados permanecem raros em muitos países. Em média, apenas 45% de todos os estudantes de educação profissionalizante do ensino médio superior estão matriculados em tais programas em toda a OCDE”, afirma o relatório.
📚 O que é o relatório ‘Education at a Glance 2023’? Divulgado anualmente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o relatório “Education at a Glance” reúne e compara os principais indicadores internacionais ligados à educação.
Os números mostram a realidade de quase 50 países, incluindo membros e parceiros da OCDE. O Brasil é um dos parceiros da organização. Os dados são fornecidos pelos próprios países e comparáveis em um mesmo ano, mas a entidade não indica que sejam comparados anos distintos, pois pode haver mudanças nas metodologias de cálculos adotada pelos países.
🔍 Por que o Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é um tema atual? Especialistas e também entidades ligadas ao setor empresarial defendem que os sistemas de ensino também precisam ser capazes de oferecer condições para que os estudantes construam carreiras independentemente do ensino superior e que há demanda.
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O próprio relatório da OCDE lembra que o Senado brasileiro aprovou, em 2023, a Lei 14.645/2023, que estabelece que o Brasil precisa formular e implementar, dentro de dois anos, uma política nacional de educação profissional e tecnológica articulada com o Plano Nacional de Educação (PNE).
Baixo percentual no ensino profissionalizante
No Brasil, 44% dos adolescentes e dos jovens de 15 a 19 anos estão matriculados no ensino médio geral e 5% no ensino médio profissionalizante. Ainda nesta faixa etária, outros 14% estão matriculados em programas de ensino fundamental e 7% em programas de ensino superior.
A média da OCDE é de, respectivamente, 37% matriculados no ensino médio geral, 23% no ensino médio profissionalizante, 12% no ensino fundamental e 12% no ensino superior
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Fonte: G1 Read More