UM NUMERO ALARMANTE DE PROFESSORES SOFREM DE DEPRESSÃO
É uma doença mental que atinge todo o tecido social do doente.
Nas escolas os alunos tambem são afetados com a doença dos profissionais.
Identificar os sinais de depressão é o primeiro passo para se livrar da doença, que atinge cerca de 350 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Incapacitante, o distúrbio atrapalha atividades rotineiras e ainda coloca a vida em risco. “Depressão é a maior causa de suicídio. Doze mil pessoas se matam por ano no Brasil, ou seja, 33 por dia. É um número muito alto e que deve ser encarado com atenção”, ressalta o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Antônio Geraldo da Silva.
Apesar de ter causas genéticas, a doença é desencadeada por situações que afetam o emocional, como o parto ou a perda de um emprego. Todavia, a maioria dos depressivos não sabe que tem o problema e também há outra parte da população que confunde o mal com ansiedade e tristeza.
Sintomas de depressão
De acordo o Dr. Antônio Geraldo da Silva, os primeiros sintomas da depressãosão silenciosos e discretos. Com o passar do tempo, os episódios se intensificam, assim como os sinais. Confira os principais:
Tristeza
Falta de prazer
Desesperança
Diminuição da libido
Apatia e cansaço
Falta de vontade
Incapacidade de trabalhar
Dores que não respondem a tratamentos
Alterações do sono (sonolência excessiva ou dificuldade para dormir)